Macapá libera 1ª licença ambiental para exportação de soja e milho

Grãos produzidos na capital do Amapá negociados com mercado consumidor da Guiana Francesa.
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

Macapá liberou a primeira licença ambiental que autoriza o plantio de soja milho em uma área de 100 hectares, localizada a 30 quilômetros de Macapá.

A ação vai possibilitar a primeira exportação dos grãos para a Guiana Francesa, prevista a acontecer entre 30 a 60 dias. O plantio dos grãos já foi realizado na área e o processo já se encontra na fase final, que é a colheita.

A informação foi divulgada pelo prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Pode), nesta segunda-feira (7), quando o gestor foi até o local do plantio e conversou com os produtores.

De acordo com o secretário de Agricultura do Município, Eduardo Fleury, a licença ambiental foi concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) e representa uma segurança jurídica para que o produtor possa plantar e comercializar. A área em questão é dividida em duas partes, onde em 50 ha é para a soja e 50 ha para o milho.

A área em questão é dividida em duas partes, onde em 50 ha é para a soja e 50 ha para o milho

Plantio ocorre em uma área de 100 hectares, a 30 quilômetros de Macapá

Em média, estão sendo produzidas 50 sacas de soja por hectare e 100 a 120 sacas de milho por hectare. Cada saca contém 60 quilos dos grãos.

Segundo Fleury, o Amapá obteve um crescimento na produção de soja e milho e significa geração de emprego e fortalecimento da economia local.

“Estamos produzindo áreas que não estávamos produzindo. Macapá tem uma área produtora muito significativa e tem um potencial muito grande. Então produzindo e fomentando a economia”, afirmou.

De acordo com o secretário, esse é um projeto piloto que tem por objetivo fortalecer a agricultura familiar e estreitar a relação entre Brasil e a França.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!