Defesa Civil descarta enchentes na Região do Jari

Compartilhamentos

A Defesa Civil do Amapá divulgou um novo laudo sobre a possibilidade de enchentes nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, municípios localizados na Região Sul do Estado. O comunicado destaca que não há mais possibilidade de as cidades serem inundadas neste ano. A notícia tranquiliza cerca de 60 mil moradores que, no início do mês, foram informados as chuvas poderiam causar inundações.

No dia 3 de abril, uma equipe da Defesa Civil teve que fazer uma viagem de emergência aos municípios porque o Rio Jari alcançou níveis alarmantes, inclusive levando o bairro das Malvinas, em Laranjal do Jari, a ficar parcialmente inundado.

A Defesa Civil monitorava os rios com preocupação desde o começo do ano, porque as chuvas na cabeceira do Rio Jari era intensa. A frente da cidade de Vitória do Jari chegou a ficar debaixo d’água. “Nós tivemos que ir ao local para observar durante duas semanas como as chuvas se portariam. Como não houve grandes precipitações os rios baixaram novamente e o estado de emergência foi retirado”, contou o comandante da Defesa Civil, coronel Jerrilson Oliveira.

Agora de acordo com o novo laudo, não há mais chuvas intensas previstas para este período. “Mas é claro que não podemos descuidar, por isso temos um posto montado nessas áreas, caso as mudanças climáticas possam proporcionar qualquer mudança nas quantidades de chuvas nas áreas”, acrescentou o comandante.

A Defesa Civil destacou que já tem um estudo sobre a região em que foram demarcadas áreas que possam receber as pessoas em caso de aumento das precipitações pluviométricas.

A última grande enchente na região ocorreu em 2010. Na época, mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!