Centro Comercial ainda é o preferido para compras de Natal

Compartilhamentos

O amapaense deve gastar em média R$ 158 em compras de presentes no Natal deste ano, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 05, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), entidade ligada à Federação do Comércio. Cerca de 500 pessoas participaram da pesquisa entre os dias 25 a 27 de novembro. Os dados revelam que 90% dos entrevistados pretendem comprar presentes para amigos ou parentes.

A coleta de dados se concentrou em áreas comerciais da cidade. Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados devem comprar presentes no Centro Comercial de Macapá, e 35% preferem fazer compras em shoppings.

Beatriz de Azavedo, expõe os números da pesquisa

Beatriz de Azevedo, expõe os números da pesquisa

Vários fatores foram levados em consideração na pesquisa, como por exemplo, o melhor dia de fazer compras e qual a forma de pagamento mais usada. “Os dias preferidos para fazer compras são sexta e sábado. Cerca de 75% dos entrevistados preferem pagar a vista e 45% usam cartão de crédito ou débito. Apenas 14% usam o 13º salário para compras”, explicou a gerente executiva do IPDC, Beatriz de Azevedo.

O resultado da pesquisa aponta ainda que 96% da população macapaense deve passar o Natal em família, presenteado com os itens mais variados. Em primeiro lugar aparece vestuário (51%), Brinquedos (49%), calçados (49%), celulares (43%) e perfumaria (23%).

90% dos entrevistados vão comprar presentes no Natal

90% dos entrevistados vão comprar presentes no Natal

Para a gerente executiva do IPDC, há uma leve mudança no estilo de compras dos amapaenses devido a instalação e ampliação de empreendimentos comerciais na capital. “Com maior competição entre as lojas, algumas de renome nacional, é visível a queda nos preços de muitos produtos. A pesquisa mostrou que isso aumentou o número de pessoas que vão comprar presentes. Isso deve continuar em janeiro, mês de liquidações”, afirmou a gerente, ressaltando que em 2012 cerca de 79% dos amapaenses faziam compras no Natal. Em 2013 aumentou para 83% e este ano para 90%.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!