PIB: riquezas do Amapá estão mais distribuídas

Compartilhamentos

Em 2012 o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá foi de R$ 10,4 bilhões. O PIB é a soma das riquezas produzidas por um estado ou nação em um determinado período. Esses números representam um crescimento real de 16% se comparados com o ano de 2011, quando o PIB foi de R$ 9,6 bilhões. Os dados foram anunciados na manhã desta sexta-feira, 12, pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). De acordo com percentuais apresentados, houve uma descentralização na produção de riquezas no eixo Macapá/Santana, uma diminuição da dependência do setor público e um crescimento mais unificado de todo o Estado.

Secretário José Ramalho, da Seplan, divulga PIB do Amapá

Secretário José Ramalho, da Seplan, divulga PIB do Amapá

Os dados consideram a soma das riquezas produzidas pelo Estado, mas sem considerar a inflação. Macapá e Santana ainda são os municípios com a maior participação na economia, com respectivamente 61,4% e 15,31% do total. Mas os estudos apontam que ouve uma unificação na produção do PIB. “Macapá está com uma tendência de queda. E isso é excelente, já que começa a diminuir a dependência da capital na economia e no setor público, com destaque para maiores participações dos outros municípios”, destacou o secretário de Planejamento, José Ramalho Oliveira.

O PIB considera o desempenho positivo nos setores da economia como: funcionalismo público, agricultura, pecuária e Serviços de Utilidade Pública (SIUP), como gás, água e esgoto. O município com menor participação foi Itaubal, com 0,5%.

O destaque é para o município de Ferreira Gomes, que em 2009 tinha 0,94% de participação, mas em 2012 passou a ter 1,17%. Pedra Branca do Amapari, apesar de estar na quinta maior participação no PIB, teve uma retração em 2012. “Temos que considerar o baixo preço das commodites internacionais. O preço do minério, que é a fonte do município está desvalorizado no mercado internacional, mas a produção continua alta no Estado”, explicou a economista da Seplan, Regina Celes. Os dados completos do PIB amapaense pode ser encontrado no site do IBGE.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!