Apesar da crise: 70% dos macapaenses vão às compras de Natal, diz pesquisa

Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA – 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), órgão da Federação do Comércio, divulgada nesta quarta-feira, 2, mostrou que 70% dos macapaenses pretendem fazer compras no período natalino, movimentando R$ 31 milhões nas lojas da cidade.

Outro dado importante da pesquisa, aponta que pela primeira vez em quatro anos o 13º salário será usado para pagar dívidas, quando em anos anteriores era usado para as compras de Natal.

A pesquisa entrevistou 500 potenciais consumidores de 19 a 21 de novembro. O objetivo da pesquisa era medir a intenção de compras para o período natalino.

Beatriz Cardoso: 60% da população representa 190 mil pessoas. Fotos: Cássia Lima

Beatriz Cardoso: 60% da população representa 190 mil pessoas. Fotos: Cássia Lima

Os números apontam que diferente do ano passado, quando 90% dos entrevistados informaram que iriam gastar o décimo com compras de presentes, este ano 50% das pessoas pretendem quitar dívidas, 17% vão poupar e apenas 6% utilizarão a verba extra com compras.

“Nossa pesquisa mostrou que 60% dos entrevistados, que vão às compras no período natalino, preferem o centro comercial de Macapá. Eles pretendem gastar R$ 170 com a compra de dois a três presentes. Os brinquedos são os produtos mais citados pelos entrevistados”, explicou a gerente executiva do IPDC, Beatriz Cardoso.

O centro comercial de Macapá ainda é o local preferido para as compras

O centro comercial de Macapá ainda é o local preferido para as compras

O dado revelou ainda que a preferência de consumo ainda é de 70% de pessoas do sexo feminino. 68% preferem pagamento à vista, enquanto que 38% vão usar o cartão de crédito.

“Essa queda, mesmo que grande, ainda é boa. 70% da população da capital corresponde a 190 mil macapaenses. Então, mesmo com a crise, nós avaliamos como favorável a prospecção da economia nesse período”, avaliou a gerente.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!