OPINIÃO: Qual Lula foi condenado na Lava Jato?

O ex-presidente das narrativas de seus admiradores e e "odiadores" parece mais ser uma idealização do que qualquer outra coisa
Compartilhamentos

JÚLIO MIRAGAIA

Qual Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro na semana passada, como resultado das investigações da operação Lava Jato? Essa é uma pergunta importante para saber do que se trata realmente um dos principais fatos ocorrido no cenário político nos últimos dias, junto com a rejeição do Conselho de Ética da Câmara sobre o pedido de investigação do presidente Michel Temer (PMDB) e a aprovação da reforma trabalhista.

Uso o pronome “qual” porque em tempos de instrumentalização da verdade via redes sociais, há um tipo de Lula para cada crente. Segundo os defensores do ex-presidente petista, tudo não passa de uma grande perseguição das elites contra o líder operário, uma conspiração que envolve os principais setores da burguesia nacional com o objetivo de tirar Luis Inácio da disputa pelo Planalto em 2018.

Para este mesmo segmento, a operação da Lava Jato é um instrumento de manipulação midiática da opinião pública e é seletiva sobre quem irá punir. As prisões de ex-ministros petistas e de políticos de partidos aliados, além de empresários que muito ganharam nos governos Lula e Dilma, seriam uma prova incontestável dessa seletividade. 

Há um Lula…

… para cada crente na atual conjuntura política do país. Fotos: reprodução

Por outro lado, temos os fiéis do juiz Sérgio Moro. Alçado a condição de herói nacional, o magistrado é visto como salvador da pátria, presidenciável até por alguns, e o homem que entrará para a história como o algoz do Partido dos Trabalhadores nos esquemas de corrupção dos quais a legenda é acusada.

Para esse segmento, Lula chefiou o maior esquema de corrupção da história da nação, beneficiou empreiteiros e outros setores empresariais e a si próprio, como nos famosos casos do triplex no Guarujá e o sítio em Atibaia.

O primeiro grupo vê Lula como a maior liderança política do país, o único capaz de tirar o país da crise e acabar com o que caracterizam como golpe. O segundo grupo enxerga o ex-mandatário apenas como um político corrupto que precisa ser punido. Dentro desse segundo grupo há ainda visões mais delirantes e sem sentindo algum que reproduzem discursos no estilo “Bolsonaro 2018”.

A opinião deste humilde colunista é que a realidade pode ser mais complexa do que concebe a vã filosofia de Facebook. O Lula condenado em primeira instância pela Lava Jato é produto de uma profunda crise no seio da elite política do país.

Nessa exótica receita, a realidade, cabem boa parte dos ingredientes postos na panela por mortadelas e coxinhas. Um setor político quer tirar Lula da eleição presidencial de 2018. Outro setor não quer. Um grupo pretende usar a Lava jato de forma seletiva. Outro não. E assim vão se polarizando as posições. 

O fato é que o cabo de guerra para onde vai a conjuntura política está em aberto. Há uma disputa na superestrutura a qual acabamos reproduzindo do alto dos debates, de forma enviesada e desvencilhada de seus reais objetivos. Essa, definitivamente, parece ser uma disputa que não é pelos debaixo, mas para ver quem se salva da “sangria” e quem pode tocar o barco da nação após o vendaval da Lava Jato.

Seguidores do juiz Sérgio Moro, o outro lado do extremismo da polarização do país…

… junto com esse aqui

O ex-presidente Lula é parte central dessa crise. Não por representar uma ameaça para o sistema capitalista no país, como o pensamento mais extremo à direita reproduz de forma ilógica.

Digo que esse raciocínio não se fundamenta na realidade porque nos governos petistas uma agenda de bondades para o setor privado foi assegurada. É o próprio Lula quem diz que “nunca antes na história desse país, os banqueiros lucraram tanto”.

Da Carta ao Povo Brasileiro, assinada durante a campanha de 2002, que previa o respeito aos contratos internacionais, passando pela primeira reforma da previdência, as obras do PAC, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e os leilões de petróleo, como o do Campo de Libra por exemplo, vimos claramente nesses casos que Lula não é bem o que seus seguidores dizem e nem o que a extrema direita saliva quando comenta nas redes sociais.

Pedindo licença para um neologismo, “impossivelmente” Lula se chegar a um terceiro mandato deverá acabar com as reformas em curso apresentadas pelo governo Temer. Seu currículo na presidência e seu silêncio sobre o assunto deixam isso claro como a luz do dia, menos para os mais ingênuos.

O “Lula operário”, idealizado para o bem ou para o mal por coxinhas e mortadelas, não passa de uma lembrança dos anos 1970 e 1980

Concluo essas divagações despretensiosas sobre o cenário político apontando que, desse paradoxo de informações, há um Lula real. Ele é parte do que os discursos favoráveis e contrários diz e ao mesmo tempo não o é.

Porém, mais importante que isso é que o presente e o horizonte parecem ser de uma grande “noite política” a qual a direita e a esquerda são reféns e parecem se negar a buscar amanhecer. A crise política parece estar cansando a população. Esperamos que desse cansaço surja algo novo que faça jus a indignação que pusemos nas ruas num já distante junho de 2013. Como já diria Belchior, “o novo sempre vem”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!