30% da energia elétrica consumida no Amapá é desperdiçada

Desperdício vem de aparelhos velhos, lâmpadas incandescentes e instalações elétricas inadequadas.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Estudo da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) aponta que cerca de 30% de toda a energia consumida no estado é desperdiçada.

O desperdício, conforme o levantamento, vem de aparelhos velhos, lâmpadas incandescentes e instalações elétricas inadequadas, que acabam consumindo mais do que o necessário. Outro vilão são os aparelhos que usam o dispositivo stand by. Aparentemente desligados, esses eletros não param de consumir.

“O consumidor precisa fazer as manutenções periódicas para manter as instalações elétricas sempre no padrão estabelecido pelas normas técnicas”, aconselhou Marcone Andrade, chefe da divisão de segurança do trabalho da CEA.

Marcone Andrade, chefe da divisão de segurança do trabalho da CEA Foto: André Silva

Os campeões de consumo  

Os vilões da casa continuam sendo o ar condicionado e o chuveiro elétrico. Se mal administrado esse consumo, o contribuinte pode tomar um susto no final do mês, falou Andrade.

Ele orienta à população que exercite o uso consciente da energia elétrica, para evitar sustos. As centrais de ar, por exemplo, ele diz que devem ser usadas apenas na hora dormir à noite, deixando-as ligadas até o início da madrugada, e utilizando, na sequência, o ventilador.

“Pintar as paredes de cores claras que ajudam na iluminação de dentro de casa, trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de led, enfim, tem muitas outras estratégias que o consumidor pode adotar para reduzir o consumo”, orientou Andrade.

Desde o dia 30 de novembro, está valendo no Amapá a nova tarifa de energia elétrica, reajustada em 37%, pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!