Garimpeiros ocupam BR-156 durante manifestação  

Eles querem a reabertura do Garimpo do Lourenço, fechado desde a "Operação Minamata"
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Garimpeiros ocuparam a BR-156, na entrada do município de Calçoene, no fim da tarde de sexta-feira (15). Os manifestantes reivindicaram a reabertura de Garimpo do Lourenço, fechado durante a “Operação Minamata”, deflagrada pela Polícia Federal do Amapá.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 50 garimpeiros participaram da manifestação que durou cerca de duas horas e causou lentidão no trânsito.

 “Segundo informações recebidas da equipe, o trecho ocupado foi liberado por volta das 23h. A PRF mantém uma equipe próxima do local para evitar novas manifestações (bloqueios)”, ressaltou o inspetor Haroldo Silva, da PRF-AP. Pela manhã, houve outra manifestação, mas sem fechamento da pista.

Garimpeiros fizeram duas manifestações em menos de dois dias. Fotos: PRF

O Ministério do Trabalho (MT) revelou durante a operação da PF que ao menos 16 pessoas foram encontradas em situação de trabalho semelhante ao de escravidão nas minas. No local, são explorados ouro e tantalita, que é um minério valorizado e aplicado na indústria eletrônica pela sua resistência ao calor.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!