Energia solar residencial: banco começa a definir financiamentos

Banco da Amazônia está estudando taxas e outras condições para os financiamentos
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O governo do Estado confirmou, nesta quinta-feira (25), que o Banco da Amazônia já começou a definir as regras dos financiamentos para famílias interessadas em ter energia solar. A modalidade é fruto de uma proposta do governador Waldez Góes (PDT), feita durante o último Fórum de Governadores da Amazônia, em dezembro passado.

Os recursos terão juros abaixo do valor de mercado, e são do Fundo Constitucional do Norte (FNO), administrado pelo antigo Basa. Serão destinados R$ 120 milhões para famílias de toda a região amazônica.

Os técnicos do banco estão estudando prazos, limites e taxas a serem cobradas.

“Acreditamos que a linha para pessoa física estará em análise final pela diretoria do Banco da Amazônia no início de março. Até lá, provavelmente o Banco cadastrará algumas empresas do ramo de energia renovável, que serão credenciadas a elaborar o projeto para as residências. Isso não impede que o cliente contrate outra empresa e submeta o projeto a analise”, informou o gerente regional do Banco da Amazônia, no Amapá, Gleidson Guimarães Salles.

Em maio do ano passado, o Amapá aderiu ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso vai permitir que as famílias tenham redução considerável na fatura mensal.

Uma fonte consultada pelo portal SELESNAFES.COM informou que essa redução poderá ser de até 95%, dependendo do tamanho do investimento em equipamentos que transformam a luz solar em energia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!