Um santo à espera de um altar

Estátua foi recusada para substituir a imagem localizada na Pedra do Guindaste, e, ficou sem destinação.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A imagem de São José de Macapá esculpida a pedido da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) está sem um altar. Ela foi recusada para substituir a imagem localizada na Pedra do Guindaste, e, ficou sem destinação. A nova proposta para a estátua é de que seja colocada na Fortaleza de São José de Macapá.

De acordo com o presidente do Conselho Superior  da Acia, Altair Pereira, a imagem está pronta para receber um altar. Diálogos foram feitos com a gerência do Museu da Fortaleza de São José de Macapá, porém, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi contrário à colocação da estátua no monumento.

“Nós ainda aguardamos uma posição do Iphan para conseguir essa autorização da imagem em frente a fortaleza. Nós insistimos para que a imagem fique em frente a Fortaleza porque ela agregaria valor ao monumento histórico, com o santo”, defendeu Pereira.

A Acia ainda tenta fazer com que o Iphan reconsidere a decisão.

Imagem pode ser colocada na Fortaleza de Macapá Foto: Cássia Lima

Segundo Pereira, se a proposta for recusada, existem outras possibilidades, como o Mercado Central e outros pontos dentro do centro histórico de Macapá. Mas a prioridade é a fortaleza.

Ele insiste na colocação da imagem no monumento fazendo comparativos com fortificações ao norte de Portugal. Segundo ele, fortalezas desse país receberam mudanças no entorno sem perder características históricas.

“Existem fortalezas menores que a nossa que possuem estacionamento interno, lojas de vendas de lembranças e restaurantes. Temos que acompanhar a modernidade e valorizar nosso patrimônio”, defendeu Altair Pereira.

O Iphan não se posicionou sobre o assunto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!