Escola em Mazagão tem energia cortada por falta de pagamento

Instituição de ensinos infantil e fundamental atende a mais de 200 alunos.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A Escola Municipal Vó Olga, localizada na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá, está há dois dias sem energia elétrica, por falta de pagamento. A instituição de ensinos infantil e fundamental atende a mais de 200 alunos. A prefeitura informou que a escola não paga a energia desde que foi inaugurada, em 2017.

O secretário de Educação, Manoel Sousa, disse que a escola não foi cadastrada na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), e que não tinha conhecimento da situação. O prédio da instituição não tem contador de energia, segundo moradores.

Sousa falou que foi pego de surpresa, e que os débitos somados ultrapassam R$ 2 mil.

De acordo com o secretário, antes do corte no fornecimento de energia, uma reunião entre o Município e a CEA foi realizada, para tomada de contas. Na ocasião, as instituições colocaram à mesa as dívidas que tinham uma com a outra. Segundo Sousa, a companhia não vem realizando os pagamento de tributos à prefeitura há bastante tempo.

Prédio da instituição não tem contador de energia Fotos: André Silva

“Agora como o serviço da CEA é terceirizado, eles continuaram inserindo as despesas de energia do Município, e a terceirizada cortou”, disse o secretário.

Ele falou que a companhia cortou a energia de uma outra instituição escolar, na sede do município.

Para resolver o problema, o secretário informou que procurou o Ministério Público (MP) para que o órgão intervenha e paralise os cortes. Além disso, ele propôs um novo encontro de contas entre a prefeitura e a companhia.

“Gostaríamos que as autoridades tomassem providências urgentes, pois, isso não pode acontecer, é desumano. Pagamos nossos impostos para no final as crianças ficarem sem energia”, protestou Josiane Calazans.

O secretário disse que até sexta-feira (13) a eletricidade deve ser restabelecida.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!