Bairro sofre com escassez de água há 3 meses

Caixa d'água na região foi desmontada, e bomba não garante fornecimento a todas as casas.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Há mais de três meses, os moradores do loteamento Morada das Palmeiras, na zona norte de Macapá, sofrem com a escassez de água nas torneiras. A caixa d’água que abastecia a região foi desmontada e a bomba, ligada o dia todo, não tem força para fornecer água a todas as residências.

Metade dos moradores utiliza a água que vem de um poço artesiano localizado na Rua Cacau. Eles dizem que quando havia a caixa d’água, o líquido chegava a todas as residências, mas, desde fevereiro a situação mudou.

A dona de casa Fernanda Santiago Oliveira, de 38 anos, mora no local há mais de cinco anos. Ela disse que a água não chega à casa dela, e, por isso, precisa pedir o produto ao vizinho, que tem um poço amazonas.

“As pessoas que moram na parte de cima do bairro não têm água. O loteamento está grande e a água que vem do poço artesiano não é suficiente”, reclamou a dona de casa.

Moradora reclama da situação Foto: André Silva

Maria do Rosário de Sousa, de 85 anos, mora na Avenida da Uva. Ela diz que depende diretamente da água para fazer as atividades diárias de casa, e que o abastecimento começou a apresentar problemas há um ano, mas, a situação se agravou há pouco mais de três meses.

“Ou levanta às onze horas da noite para colher um pouco, ou, quando não, às duas da manhã ou às quatro, se não, fica sem. Quando tinha a caixa d’água, supria tudo. Agora desmancharam a caixa e colocaram a bomba direto e a água vem assim, fraca, quando vem”, reclamou a idosa.

Maria do Rosário de Sousa diz que precisa coletar água na madrugada Foto: André Silva

O pedreiro Ney Moraes, de 42 anos, disse que a estrutura que sustentava a caixa d’água foi desmanchada no início do ano.  Ele falou que, agora, a bomba precisa ficar ligada 24 horas por dia e que a iminência de ela parar é grande.     

“Logo quando estava essa caixa d’água aí, supria a necessidade da comunidade, mas, depois que desmancharam a torre e tiraram a caixa, tudo piorou”, queixou-se.

Pedreiro Ney Moraes teme que bomba pare de funcionar Foto: André Silva

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informou que apesar de os moradores não pagarem pela água, a empresa faz a manutenção da bomba sempre que necessário.

Caixa d’água desmontada na região Foto: André Silva

Segundo a Caesa, para melhorar o fornecimento de água para o bairro, será necessário a escavação de poços. O projeto já foi licitado e a previsão para a instalação é para o segundo semestre deste ano.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!