Sabotagem e bombas d’água podem estar desabastecendo bairro, dizem moradores

Caesa não teria conseguido identificar problema em quase 30 visitas técnicas
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores do Bairro Morada das Palmeiras, na zona norte de Macapá, voltaram a reclamar da falta de água. A associação de moradores informou que as equipes da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já estiveram mais de 28 vezes no bairro em menos de 40 dias e não resolveram o problema.

A reportagem do portal SELESNAFES.COM esteve no bairro há menos de quinze dias e confirmou a situação que passa a comunidade.

Os moradores dizem que tudo começou após o grande apagão que aconteceu no Brasil que afetou as regiões Norte e Nordeste do país, inclusive Macapá, em março deste ano. Desde então, a falta de água que já ocorria antes, se tornou ainda mais constante.

“É preciso fazer alguma coisa. A presidente da associação até tenta, mas nada é resolvido. Queremos uma solução”, disse Maria Antonia, de 36 anos.

Moradores em frente ao poço: problemas continuam mesmo após vistoria da Caesa. Fotos; André Silva

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Morada Das Palmeiras, Andreia Tolentino, disse que o problema já se arrasta por oito anos. Ela já emitiu vários ofícios à Caesa solicitando uma solução. No entanto, segundo ela, quando os técnicos realizam a vistoria no local não conseguem encontrar a origem do problema.

Uma das hipóteses, segundo ela e os técnicos, é que alguém esteja sabotando a água ou a estrutura que compreende o poço e a bomba, não suportando a demanda do bairro.

Ofício da associação pedindo solução

Outra suspeita levantada por ela é a de que, por conta da grande maioria dos moradores terem instalado bombas d’água na rede do bairro, a estrutura acabe sugando grande parte do líquido, o que acaba deixando os outros moradores desabastecidos.

“Eu já cansei de fazer intervenções nos grupos de Whatsapp pedindo que as pessoas desliguem essas bombas. Eles querem as caixas cheias e não se importam com os vizinhos”, disse a presidente da associação.

Poço do bairro

Ela disse que a solução seria a Caesa aumentar o poço e aumentar a potência da bomba e cobrar uma taxa dos moradores pelo serviço de abastecimento. Outra seria a própria comunidade fazer o investimento que segundo ela seria de aproximadamente R$ 20 mil.

A reportagem tentou contato com a Caesa, mas não teve retorno.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!