Festival do Camarão: pontos de empresas e embarcações são inspecionados

Fiscalização na primeira etapa ocorre em caráter educativo com proprietários, segundo Procon
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Pontos de venda de passagens com destino ao município de Afuá (PA), na Rampa do Santa Inês, na Orla de Macapá, começaram a ser fiscalizados pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP). O objetivo é evitar superlotações nas embarcações que se dirigem da capital amapaense para o Festival do Camarão, que esse ano acontece entre os dias 26 e 29 de julho.

Desde a última quarta-feira (18), as fiscalizações ocorrem em caráter educativo, para que os proprietários atentem ao que a legislação estabelece. 

Os barcos devem disponibilizar gratuitamente duas vagas para idosos e, a partir da segunda viagem, eles pagam meia. Crianças com idade até 5 anos não pagam passagem, desde que não ocupem acomodação e, os responsáveis devem informar, no ato da compra, quantas crianças irão levar.

A partir do dia 26, fiscalizações serão em caráter repressivo. Fotos: Secom

O diretor-presidente do Procon/AP, Eliton Franco, ressalta que a verificação é para que não haja mais passageiros que a embarcação suporta, caracterizando o overbooking, que é quando uma empresa de transporte vende passagens acima da capacidade de passageiros.

“Esse é o tipo de ocorrência que mais costumamos registrar nesse período”, acentuou o diretor-presidente do Procon/AP.

Franco informou também que a partir do dia 26, a inspeção passará a ser de forma repressiva. 

“Caso os nossos fiscais detectem alguma embarcação com excesso de passageiros, por exemplo, o Procon/AP acionará a Capitania dos Portos para que tome as medidas cabíveis”, advertiu. 

As fiscalizações repressivas serão conjuntas a outros órgãos como a Capitania dos portos, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e Corpo de Bombeiros.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!