MP cobra transferência urgente de recém-nascido para centro especializado

Bebê, que está na UTI, tem problema cardíaco grave e monitor teria sido retirado, segundo a família
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) entrou na Justiça para exigir com urgência a transferência de um bebê recém-nascido, diagnosticado com cardiopatia grave, para um hospital especializado em cirurgias pediátricas, fora do Estado. 

O pedido foi feito pela Promotoria de Defesa da Saúde à 4ª Vara Cível no último dia 15, que determinou o atendimento da demanda em 24h. Mas, após constatar que até a quinta-feira (23) a criança continuava na UTI neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, o Estado foi novamente denunciado pela promotoria.

Em relato ao MP, os pais detalharam que, ao menor sinal de estabilização do bebê, foi retirado o monitor cardíaco para utilização em outra criança, também em estado grave, o que aumentou ainda mais a apreensão da família.

O fato foi comunicado novamente à Justiça, com pedido de reforço para a efetivação da ordem e aplicação de multa ao titular da Sesa por descumprimento de mais uma decisão judicial. 

“A criança corre sérios riscos de morte caso não seja submetida à cirurgia com máxima urgência, pois a médica responsável informou que a criança não conseguirá resistir por muitos dias, enquanto aguarda moroso andamento processual da Central de Regulação Médica da Sesa”, disse a promotora Fábia Nilci.

Caso semelhante

Este ano, outro bebê de oito meses, diagnosticado com cardiomiopatia hipertrófica, doença que causa o aumento do coração, e estenose (estreitamento) da válvula pulmonar, morreu enquanto aguardava por cirurgia cardíaca em centro especializado, fora do Estado. Internado na rede pública de saúde, contraiu pneumonia e não resistiu. 

O caso foi encaminhado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para apuração. A Promotoria da Saúde está aguardando o relatório para adoção das medidas cabíveis. 

Foto de capa: Cássia Lima/arquivo SN

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!