Parada LGBT deve reunir mais de 30 mil em Macapá

Programação alusiva ao evento ocorre desde a sexta-feira na capital
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A 18ª Parada do Orgulho LGBT vai acontecer neste domingo (26) em Macapá e esse ano traz o tema : “Resistir, Conquistar e Avançar com elas, para elas e por elas”. Segundo a organização do evento, a última edição ocorrida no ano passado reuniu cerca de 30 mil pessoas e a expectativa deste ano é de 35 mil.

A parada LGBT tem por objetivo apresentar as demandas deste segmento nas áreas de políticas públicas. Ela é organizada por diversos grupos dentro do movimento, dentre eles, a Articulação de Lésbisca e Bi sexuais do AMAPÁ (Alba), União Nacional LGBT, LDJ Lara Fábia, Grupo das Homossexuais do Amapá e a ONG Pró Vida.

Percurso: concentração no Araxá, com destino à Praça do Coco. Fotos: Maksuel Martins (Secom)

Segundo um dos organizadores, Renan Almeida, da Rede da juventude Lara Fábia, por onde a parada passa os participantes são muito bem recebidos. Ele reconhece que muita coisa mudou em relação à atenção para esse publico no Brasil, mas há a necessidade de seguir avançando.

“Nós estamos hoje em um cenário que dificulta muito a execução de políticas publicas para a população LGBT, tanto é que o tema deste ano da parada não é à toa. Nós resistimos nos anos 2000, conquistamos direitos, mas não é o suficiente. Nós precisamos avançar e enfrentamos muitas dificuldades, a financeira está entre elas”, considerou o organizador.

Fim do preconceito, inclusão e políticas públicas são pautas do movimento

Este ano, a programação está sendo mais longa, pois em agosto acontece o “Mês das Diversidades”. Na sexta-feira (24) aconteceu a Marcha das Mulheres Lésbicas e Bi-sexuais. Já no sábado (25) foi o dia da “Viada Cultural”, voltada para apresentação da produção artística do público LGBT.  O evento ocorreu na Praça do Coco.

E para fechar a programação, a partir das 15h deste domingo (26), acontece a Parada do Orgulho LGBT. A concentração será no Complexo do Araxá, com a caminhada acontecendo às 17h, terminando às 19h30min, na Praça do Coco, na Beira Rio, onde ocorrerão apresentações culturais.

Foto de capa: Maksuel Martin (Secom)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!