No Amapá, veículos vão usar placas no padrão Mercosul

Detran vai iniciar novo emplacamento em dezembro
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A partir de 1º de dezembro, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran) vai iniciar o emplacamento de veículos no padrão Mercosul. Inicialmente, as placas serão colocadas em veículos novos ou que passarão por troca de categoria, transferência de proprietário, município ou estado.

De acordo com o Detran, neste primeiro momento, a troca de placa não será obrigatória, estando o proprietário à vontade para adquirir, ou não, o novo emplacamento, bastando pagar as taxas necessárias.

O departamento do trânsito não sabe informar, ainda, quantos veículos estarão aptos para receber as novas placas nesta primeira fase.

A mudança, segundo o diretor-adjunto do Detran, José Furtado, é para que as placas veiculares no Amapá sigam um padrão único dos países que integram o Mercosul. Argentina e Uruguai, por exemplo, emitem as novas placas desde 2016 e 2015, respectivamente.

Novo modelo de placa padrão Mercosul Foto: Divulgação

O novo emplacamento padrão facilita os trabalhos de fiscalização, e ajuda a combater fraudes, por causa do QR Code (código de barras bidimensional). Além disso, futuramente, as placas vão receber chips, que servirão para informar o modelo, a data de fabricação e número de série de cada carro.

Com esse dispositivo, o órgão de trânsito poderá saber se aquele veículo está regular ou se trata de um clone. Outra vantagem das novas placas será permitir o rastreamento do veículo pela polícia, com a ajuda de um aplicativo que será fornecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As novas placas terão padrão visual, com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. A sequência das letras e números também será alterada, passando a ser quatro letras e três números.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!