PSB pedirá anulação da eleição para o Senado, diz Camilo

Anúncio foi feito pelo deputado federal mais bem votado do Amapá, Camilo Capiberibe, que teve quase 25 mil votos
Compartilhamentos

SELES NAFES

O deputado federal eleito pelo PSB, Camilo Capiberibe, o mais bem votado do Amapá com 24.987 votos, anunciou nesta quinta-feira (11) que o partido ingressará na justiça com um pedido de anulação da eleição para o Senado.

Em entrevista ao Portal SelesNafes.Com, Camilo falou sobre sua campanha, o tamanho da votação que alcançou, e mais uma vez criticou a postura do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá ao tornar nulos os votos da chapa do PSB para governo do Estado e Senado, por irregularidades com o registro do PT, que estava indicando vice e suplentes.

Por que vocês pedirão a anulação da eleição para o Senado?

O PSB não tem outra saída. A decisão do TRE interferiu no resultado. É a nossa visão, e de outros candidatos ao Senado, como Ricardo Santos (PSL). Tiraram três candidatos ao Senado na véspera da eleição: Ricardo Santos, Jorge Amanajás (PPS) e Janete Capiberibe (PSB), que perdeu por apenas três mil votos.

Mas quando o partido está irregular (PT) não é normal imaginar que os candidatos também estejam impedidos de participar do pleito?

Claro que não!

Então pode concorrer num partido que está irregular?

Não existe na lei essa penalidade. O TSE editou uma resolução e estabeleceu uma punição que não foi criada pelo legislador. Só quem pode legislar é a Câmara e o Senado. O TSE não é feito de membros eleitos, não tem o poder de legislar.

Com eleitores durante a campanha de deputado federal: fui recebido com carinho. Fotos: Reprodução

Mas a resolução não normatiza o processo eleitoral?

Sim. A resolução organiza, mas não pode punir. Excluir um partido inteiro do processo eleitoral é uma agressão à democracia. E excluir o PSB, que nada tem a ver com isso, foi uma agressão dupla.

Sobre a sua eleição, a que você atribui sua votação expressiva?

Ao reconhecimento do nosso trabalho como governador. Porque as pessoas me receberam com muito carinho, de braços abertos e fui votado em todos os municípios, com 18 mil votos só em Macapá, 2 mil em Santana e o restante em outros municípios. As pessoas me querem em Brasília porque acreditam que eu posso ser um bom representante do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!