Acidente provaria uso de servidores em campanha no horário de trabalho, diz ação

Dois dos envolvidas no incidente eram funcionários comissionados de deputado e do defensor geral do Estado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O deputado estadual Ericlaudio Alencar (PDT) e o defensor público geral do Estado do Amapá, Horácio Maurien Ferreira Magalhães, foram denunciados, em ação do Ministério Público Eleitoral, sob a acusação de usarem servidores em campanha eleitoral durante horário de expediente.

A representação, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral na última terça-feira (4), aponta que a prática vedada pela legislação eleitoral teria sido adotada pelo parlamentar e pelo defensor, com servidores lotados em seus gabinetes, na Assembleia Legislativa e na Defensoria Pública.  

Segundo o MP Eleitoral, a conduta irregular é comprovada com os acontecimentos relacionados a um acidente, ocorrido no dia 3 de outubro, em Calçoene, município a 370 quilômetros de Macapá.

Um dos servidores envolvidos no acidente é do gabinete do deputado Ericláudio Alencar Foto: arquivo SN

Envolveram-se no incidente três pessoas que estavam fazendo campanha para o parlamentar na cidade, vindos de Macapá. Sendo que dois ocupantes do carro eram servidores comissionados de cada um dos gabinetes citados.

Uma da vítimas acabou indo a óbito. Conforme a investigação, ela era servidora contratada da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap). O homem envolvido no acidente ocupava cargo no gabinete de Ericláudio, na Assembleia Legislativa.

Consultadas pelo MP Eleitoral, a Assembleia Legislativa e a Defenap confirmaram que os dois servidores estavam de serviço no dia do acidente.

Ação foi protocolada na terça no TRE

Legislação

De acordo com a legislação, servidores e empregados públicos não podem ser utilizados para favorecer candidato, partido ou coligação, tampouco servir para propagar as propostas de campanha de qualquer candidatura.

O MP Eleitoral informou que Ericláudio e Horário Maurien estão sujeitos ao pagamento de multa e que o deputado pode ter o diploma cassado.

Foto de capa; arquivo SN/reprodução rede social

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!