Adolescente cardíaco aguarda leito fora do AP para cirurgia

Daniel Braga Silva fez duas cirurgias, quando tinha 4 e 11 anos. Agora, teve nova recaída
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A cena é triste, e teve a divulgação solicitada pela família. Um adolescente de 14 anos aguarda num leito do Hospital da Criança e do Adolescente, desde setembro, a transferência para fora do Amapá. O garoto precisa fazer uma cirurgia cardíaca em uma cidade que oferte o procedimento pelo SUS. Em conversa com o portal SelesNafes.com, a mãe chorou desesperada, temendo o pior.

Daniel Braga Silva tem problemas no coração desde que nasceu. Aos 4 anos, ele fez a primeira cirurgia. A segunda foi em 2011 e agora precisa fazer outra. Todos os procedimentos estão sendo custeadas pelo governo do Estado, que arca com passagem e estadia para o paciente e acompanhante.

Mãe de Daniel Braga Silva: qualquer infecção pode ser fatal Foto: André Silva

Em setembro, ele foi internado no HCA com uma forte pneumonia, mas os antibióticos não estão mais fazendo efeito. Foi o que apontou o laudo da médica pediatra que acompanha o caso do garoto.

Benedita do Socorro Braga, de 35 anos, mãe do rapaz, foi quem contou todo o caso do filho. Além de Daniel, ela tem mais três filhos. Socorro explicou que o adolescente faz tratamento fora de domicilio desde a primeira cirurgia que foi realizada em São Paulo.
A mãe relatou também que o filho sente muita falta de ar.

“O médico que acompanha ele disse que o Daniel precisa viajar para fazer a cirurgia. Eu não sei mais o que fazer. Já fui no Ministério Público Federal atrás de uma solução para o problema do meu filho. O médico disse que se ele pegar qualquer infecção é capaz de morrer”, desabafou a mãe.

Documento que indica situação do adolescente

Depois das duas cirurgias, segundo a mãe, Daniel vivia uma vida tranquila, indo para a escola e brincando com amigos.

“Quando apareceu essa pneumonia nele, logo apareceu a febre e ele começou a ficar triste. Viemos para o hospital e estamos aqui até hoje e sem previsão de viajar”, disse revoltada.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que o adolescente está cadastrado na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) e aguarda um leito desocupado para transferi-lo para um hospital em São Paulo, habilitado para fazer o procedimento. É o mesmo local que o garoto realizou a primeira cirurgia.

Sesa informou que está garantindo despesas, mas aguarda leito em SP Foto: arquivo SN

A Secretaria disse ainda que, por causa da baixa imunidade do paciente, o colocou em uma área de isolamento dentro da unidade de saúde.

Foto de capa: enviada pela família

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!