Águas da Amazônia diz que envase obedece altos padrões de higiene

Depois de colocar a empresa entre as que foram autuadas por operarem em locais contaminados, o Procon emitiu nota isentando a Águas da Amazônia
Compartilhamentos

SELES NAFES

A empresa Águas da Amazônia emitiu um comunicado após a divulgação do resultado da Operação H2O, deflagrada pelo Procon do Amapá para fiscalizar as condições de produção e armazenamento da água mineral vendida no Estado.

A empresa garantiu que o envasamento de água é realizado com equipamentos específicos e aprovados pelos órgãos de controle em nível federal, o que garante a higienização necessária.

“Desde de sua origem nas fontes até a saída do garrafão não há contato humano. Sobre os garrafões, os mesmos passam por forte controle de qualidade para que possam ser aprovados e usados para envase”, diz a empresa em nota enviada ao Portal SelesNafes.Com.

A Águas da Amazônia ressaltou que a limpeza dos garrafões utiliza jatos de lavagem interna, escovadeira de lavagem externa, e que o processo inclui no total quatro estágios e equipamento específico com uso de soda cáustica a 200 graus.

Eliton Franco (Procon): nota posterior à coletiva isentou empresa Águas da Amazônia de operar em local contaminado. Foto: Rodrigo Indinho

O segundo estágio tem a lavagem com cloro em temperatura normal. A terceira fase tem lavagem com água, e a quarta etapa o garrafão passa por limpeza com água mineral e inspeção, antes de ser encaminhado para o envase.

“Tudo isso respaldado por um controle de qualidade altamente fiscalizado pelos órgãos competentes”, diz a empresa, citando a Vigilância Sanitária, Agência Nacional de Mineral (ANM), Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Fotos divulgadas pelo Procon mostram instalações supostamente com falta de limpeza adequada. Foto: Procon

Esta semana, o Procon divulgou que autuou 3 envasadoras, entre elas a Águas da Amazônia, e sete distribuidoras.

O presidente do Procon, Eliton Franco, chegou a dizer em coletiva de imprensa que as empresas foram autuadas por guardar garrafões em locais contaminados por fezes de animais, entre outras irregularidades.

No entanto, na última terça-feira (18), o órgão soltou uma nota afirmando que nas dependências da Águas da Amazônia não foram encontradas fezes de animais. A empresa teria sido autuada por guardar garrafões no chão e por reutilizar rótulos.

O Portal SN tentou ouvir hoje o diretor do Procon, mas ele não retornou as ligações.

Além da Águas da Amazônia, foram autuadas pelo Procon as empresas Cristal da Serra e Andina.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!