24h depois, polícia faz buscas por ex-deputado do Amapá

DEFESA ALEGA QUE EIDER PENA ESTÁ NO INTERIOR DO AMAPÁ, SEM COMUNICAÇÃO E PODE NÃO SABER DE DECISÃO PARA PRENDÊ-LO
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Equipes da Polícia Civil do Amapá e da Polícia Militar, além da inteligência do Ministério Público do Estado, fazem buscas pelo paradeiro do ex-deputado estadual Eider Pena, presidente do diretório estadual do PSD. As diligências se concentram em endereços da família ou ligados ao ex-parlamentar na capital e no interior do Amapá. 

Mais de 24 horas depois da ordem de prisão expedida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, o político, que também é empresário do agronegócio, continua desaparecido. Segundo o advogado dele, Elson Auzier, nem a família sabe onde ele está.

O advogado diz acreditar que é possível que Eider ainda não saiba da decisão para prendê-lo.

“A decisão foi proferida na terça à noite, e ele tinha saído cedo de casa na quarta de manhã, bem cedo. Quem o conhece sabe que ele passa vários dias no interior do Estado, sem comunicação, enquanto dá apoio a colonos nessa área de agronegócio. A última vez em que ele olhou o WhatsApp dele foi ontem de manhã”, comentou o advogado.

O ex-deputado Eider Pena foi condenado a 8,7 anos de prisão em regime fechado por fraudar o recebimento de diárias de viagem usando notas fiscais frias, segundo consta nos autos do processo movido pelo Ministério Público do Estado. Ele recorreu da decisão e conseguiu reduzir a pena para 4,6 anos em regime semiaberto. Na terça, o desembargador acolheu pedido do MP para que o ex-deputado comece a cumprir a pena.

Eider Pena já é considerado foragido da Justiça. Auzier informou que amigos estão percorrendo os municípios onde ele costuma atuar para avisá-lo sobre a ordem de prisão.

Ele garantiu que ainda não ingressou com nenhum recurso ou pedido de relaxamento da prisão, mas adiantou que pretende fazer isso.

“A lei determina que condenados em regime semiaberto devem cumprir a pena em albergado, espaço que nós não temos no Amapá. (…) O ex-deputado possui várias atividades durante o dia e estuda em faculdade durante a noite”, acrescentou o advogado.

A Delegacia Geral de Polícia designou um delegado para negociar a apresentação do ex-deputado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!