Nova espécie de orquídea é descoberta no Amapá

Espécie recebeu nome da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amapá, Sueli Pini
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A revista científica Biota Amazônia publicou artigo de um botânico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), que descobriu uma orquídea existente apenas no Amapá. A espécie foi identificada durante uma expedição que ocorreu em 2018, mas só agora teve o reconhecimento oficializado por meio da publicação.

A expedição foi realizada em setembro, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A equipe era composta por pesquisadores do Iepa, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Paraná e do Institutto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela fiscalização da unidade de conservação.

A flor, que é de pequeno porte, foi visualizada em Serra do Navio, um dos três municípios do Amapá que têm terras cortadas pelo parque.

“A diferença dessa espécie para as outras está na morfologia da flor. O labelo (pétala) dela tem um formato escapuliforme, semelhante a uma escápula do osso humano. Até o momento, não foi encontrada nenhuma espécie com essa característica”, explica o autor da descoberta, o botânico Patrick Cantuária.

“Há muito tempo uma espécie não era descrita no Amapá por amapaenses. Outras espécies foram descritas no Amapá por equipes de outras partes do Brasil e do mundo”, acrescentou.

Flor foi visualizada em Serra do Navio. Fotos: Patrick Cantuária

Pétalas tem características únicas

Uma muda da orquídea foi trazida para Macapá, e está no Iepa. A espécie recebeu o nome Lepanthes Suelipini, uma homenagem à magistrada do Tribunal de Justiça do Amapá, que foi a primeira mulher a comandar o judiciário do Estado.

“Ela gosta muito de plantas, e está nos incentivando na criação da Sociedade Orquidófila do Amapá”, justificou o pesquisador.

Botânico Patrick Cantuária: nova flor descrita no Amapá por amapaenses

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!