Ex-deputada federal é considerada foragida

Jozi Araújo chefia um grupo para fraudar a nova eleição na Federação das Indústrias e desviar recursos, segundo o MPF
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A ex-deputada federal Jozi Araújo (Podemos) está entre os alvos dos mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal na Operação “Sindicus”, da Polícia Federal e Ministério Público Federal do Amapá. Ela é considerada foragida.

De acordo com o MPF, além dela, dois presidentes de sindicatos industriais fantasmas também estão sendo procurados. Um deles, João Mariano do Nascimento, é pai da ex-parlamentar. O outro é Jonatas Bezerra Lisboa.

O MPF afirma que ela vinha chefiando o grupo que pretendia reassumir o controle da Federação das Indústrias do Amapá (Fieap) utilizando sindicatos que não existem. A entidade já foi presidida por ela entre 2013 e 2017, ano em que o grupo teria desviado mais de R$ 300 mil em contribuições sindicais, segundo as investigações. 

No ano passado, com pouco mais de 3,5 mil votos, ela não conseguiu a reeleição para o cargo. De acordo com o MPF, o grupo voltou a atuar em 2019 com a participação de novos integrantes. Josevaldo Araújo Nascimento e David Correia Velasco Guimarães, irmão e cunhado de Jozi Araújo, foram presos nesta terça-feira (28), durante o primeiro dia da operação. Eles estariam articulando o retorno da ex-deputada à Fieap.

Em 2016, Josy Araújo divulgou foto ao lado do então todo-poderoso presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Também estão presos o advogado José Enoilton Ribeiro Leite, e a ex-tesoureira da Fieap, Silvia Teresa de Sousa Pereira.

“Os dois, junto a Jonatas Lisboa, exerciam papel de destaque na organização, especialmente na ocultação do patrimônio obtido de forma ilícita”, informou o MPF, em nota.

A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens dos envolvidos até o limite de R$ 600 mil, além da suspensão da atividade de sete sindicatos ligados à extração de óleos, construção naval, indústria de papel e celulose, pesca, mármores e granitos, entre outros.

Todos os investigados são réus em ações penais e cíveis na Justiça Federal.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!