Pedra Branca já pode diagnosticar doenças de média e alta complexidade

Davi Alcolumbre participou da inauguração. Além de Pedra Branca, centro vai beneficiar outros municípios da perimetral Norte (BR-210)
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Centro de Especialidade e Diagnóstico de Pedra Branca do Amapari, a 190 km de Macapá, já está em funcionamento. Equipada com aparelhos de última geração, a unidade foi inaugurada neste domingo (19), com a participação do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM)

Através emenda parlamentar, o senador possibilitou a compra de um tomógrafo, para a realização de exames de média e alta complexidade. Além de Pedra Branca, o equipamento vai beneficiar outros municípios da perimetral Norte (BR-210), como Porto Grande e Serra do Navio.

Pedra Branca do Amapari é a primeira cidade do estado do Amapá a contar com um equipamento desse porte, orçado em quase R$ 1 milhão. Moradores das cidades de Ferreira Gomes, Cutias, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Itaubal também passam a ser assistidos pelo novo Centro de Especialidade.

Através emenda parlamentar, Davi possibilitou a compra de um tomógrafo, para a realização de exames de média e alta complexidade. Fotos: Ascom/Senado Federal

O Centro é resultado de parceria entre o senador, a prefeitura do município de Macapá e o Governo Federal. Ele é equipado, ainda, com outros aparelhos de alta tecnologia, como mamógrafo, ultrassom 3D, raio-X e quatro cadeiras odontológicas completas para atendimento de especialidades de ortodontia, implantodontia, endodontia e protesista.

 “Termos um tomógrafo em um município pequeno, é cuidarmos da saúde pública de aproximadamente 90 mil moradores ribeirinhos do meu Amapá. Quando damos a eles a oportunidade de prevenção, de diagnósticos antecipados, estamos vendo nossas emendas salvarem vidas, e isso é gratificante”, enfatizou o senador Davi.

Como a estimativa do serviço de tomografia é de 15 atendimentos diários; somados à 20 ultrassons por dia e 50 raio-X, o laboratório de análises clínicas prevê um resultado de quatro mil atendimentos ao mês para a nova unidade. Já para as especialidades odontológicas de prótese, ortodontia, implantodontia e endodontia; serão liberados 40 procedimentos/dia.

Estiverem presentes na inauguração, também, os parlamentares amapaenses: senador Randolfe Rodrigues (Rede); os deputados federais Luiz Carlos (PSDB) e André Abdon (PP); prefeito de Macapá, Clécio Luís (Rede), e representantes do executivo municipal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!