Cândido Portinari: 46 anos de história, há 11 anos em obras

Restauração do prédio tradicional já teria alcançado 90%, segundo a Seinf. Comunidade escolar cobra a conclusão
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No 46° aniversário de criação da Escola de Artes Cândido Portinari, professores, alunos, funcionários e amigos da instituição resolveram lembrar a data com um dia inteiro de manifestações em frente ao prédio histórico da unidade de ensino, localizado na esquina da Rua Cândido Mendes com Avenida Raimundo Álvares da Costa, no Bairro Central de Macapá.

Registro da fachada da escola feita pelo portal SN em abril do ano passado. Foto: André Silva/arquivo SN

Trata-se de um protesto por conta das obras de reforma do prédio, que se arrasta há 11 anos. Durante esse tempo, a escola que atende a um público de aproximadamente 500 estudantes já passou por vários endereços sem conseguir, no entanto, um pleno funcionamento.

“Esses prédios pelos quais passamos não têm a estrutura adequada de uma escola de artes. Nos faltam laboratórios, espaços e instrumentos necessários para a melhor condição de ensino e produção. Quando funcionava aqui tínhamos mais de mil e quinhentos estudantes”, afirmou a professora Carla Marinho, professora mestra em artes visuais.

Comunidade resolveu lembrar do aniversário da escola com protesto sobre obra que se arrasta. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

 

Professoras Carla Marinho (esquerda) e Walqíria Monteiro (direita): prédio atual não tem estrutura adequada. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Ex-alunos também participaram da manifestação pelo carinho com a instituição e pelo entendimento da importância que há na conclusão e entrega da obra.

“A relação do Estado com a arte é muito sem compromisso. São ações como as nossas, que somos grafiteiros, que fazem a cidade ficar mais bonita, mais colorida, uma cidade onde a presença da arte seja mais ativa, porque se a gente depender dessas outras instituições vamos ter uma cidade monocromática”, declarou Éder Pimenta, que foi aluno do curso técnico da Cândido Portinari em 2013.

Ex-aluno da instituição, Éder Pimenta: conclusão da obra é importante. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

 

Estudantes querem volta ao prédio tradicional. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Seinf

A Secretaria de Infraestrutura do Estado Amapá (Seinf) declarou que já há 90% da obra concluída, faltando apenas a parte de acessibilidade e outras pendências. A Seinf informou também que a atual empresa responsável pela reforma terá seu contrato rescindido e uma nova empresa será contratada para finalizar a obra. Uma nota com essas explicações será emitida, fato que não ocorreu até o fechamento desta edição.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!