O perigo de usar o celular ao dirigir

Encenação ocorreu no centro comercial de Macapá, neste sábado (8).
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Pessoas ensanguentadas, sofrendo e pedindo socorro após sofrer um grave acidente de trânsito, chamaram a atenção de quem passava neste sábado (8) pelo cruzamento da Avenida Antônio Coelho de Carvalho com a Rua Tiradentes, no Centro comercial de Macapá. A motivação seria a imprudência, segundo informava a “morte”.

Fantasia de “Morte” chamou a atenção para o perigo de atender celular ao dirigir. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

O motorista de caminhão Cley Pantoja, de 39 anos, ficou surpreso com a cena e aproveitou para fazer o registro. Felizmente, tudo era uma simulação que fazia parte de uma ação de primeiros socorros da programação de encerramento da campanha Maio Amarelo.

Cley Pantoja: “Precisa-se ter consciência todos os dias”

“Parece real. Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam e é superimportante esse tipo de ação para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de usar o cinto e sempre ter cuidados ao dirigir. Precisa-se ter consciência todos os dias”, disse Cley.

A acadêmica de enfermagem Raylana Oliveira, de 22 anos, abriu um sorriso e aceitou participar da simulação de impacto. Depois de gritar bastante ela também falou da importância do uso do cinto de segurança.

Raylana no simulador de impacto da CTMac

“É uma sensação horrível. Fiquei com medo porque o impacto é muito forte, mas pude comprovar que mesmo com a velocidade que alcançou o cinto me protegeu. Ele é indispensável”, relatou.

Segundo o presidente da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), André Lima, o comitê denominado Maio Amarelo, que envolve órgãos relacionados ao trânsito, serviu para integralidade e extensão do trabalho de conscientização.

Presidente da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), André Lima

“Fizemos ações de conscientização muito mais grandiosas e de maior amplitude que nos anos anteriores. As pessoas foram orientadas para evitar imprudências e como agir, caso presencie algum acidente. A avaliação é positiva e a gente pretende desenvolver novos projetos com esses órgãos”, afirmou André Lima.

Ana Cristina (direita) diz que número de acidentes vem caindo a cada ano

De acordo com Ana Cristina Monteiro, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), as campanhas vêm fazendo o número de casos de acidentes de trânsito reduzirem, gradativamente, desde 2011. A SVS é quem faz o levantamento de dados para orientar em qual ponto se deve trabalhar.

“Em todo o Brasil, a gente vem trabalhando para que haja essa redução no número de acidentes. O Amapá que já foi um dos que mais matou no trânsito, é hoje a terceira capital com menos acidentes de trânsito. Ainda temos índices altos, mas que vêm gradativamente diminuindo justamente em função dessas ações em conjunto, que reúnem todos os órgãos em prol da vida e dessa valorização da cultura de paz no trânsito”, ponderou.

Também teve simulação de primeiros socorros e…

… procedimento de pedidos socorro para vítima

Além da CTMac e SVS, a campanha Maio Amarelo envolve, ainda, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!