Artista homenageia pugilista amapaense em muro

Fã de boxe, José Marlon Gurjão Ferreira fez a pintura com o rosto do esportista que desenvolve projeto social
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Quem passa pela Avenida Inspetor Aimoré, parte da popular “Sétima Avenida dos Congós”, esquina com a Rua Terra, no Bairro Jardim Marco Zero, pode perceber um grande mural pintado no muro da casa número 1325.

A pintura é o rosto do pugilista amapaense Nelson dos Anjos, conhecido desportista da capital amapaense, responsável por um projeto social que já atendeu mais de mil jovens em condições de vulnerabilidade social.

O artista José Marlon Gurjão Ferreira: fã de boxe. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

A obra na zona sul de Macapá é uma homenagem em vida, idealizada pelo artista José Marlon Gurjão Ferreira, de 47 anos, que contou ao Portal SelesNafes.com ter três motivações principais para ter realizado a pintura.

Designer gráfico por profissão, o artista tomou conhecimento da obra social de Nelson dos Anjos através de uma matéria jornalística que mostrou sua militância filantrópica. O exemplo altruísta o emocionou e esse é o principal motivo para a homenagem.

A esse fato se agregam outros dois: Marlon é fã de boxe. Maguila, Acelino Popó Freitas, Mike Tyson estão na lista de seus ídolos esportivos, e exaltar esse esporte foi importante para o pintor.

Muro antes da intervenção do artista. Foto: arquivo pessoal

Além disso, Marlon se mudou para o Jardim Marco Zero há pouco mais de um ano e percebeu que o bairro e a Sétima Avenida necessitam ser revitalizados.

“Eu conheci o Nelson dos Anjos na reportagem de quando veio o Popó aqui com ele e admirei muito exemplo dele. Aí juntei tudo, revitalizar a Sétima, fazer a homenagem a ele e ao esporte que eu gosto. Faltava o local, foi aí que vi o muro dessa casa, limpinho e grande e vi que seria um mural perfeito. Conheci o Jânio e ele autorizou. Aí, foi feito.”

O dono do muro

Jânio Coelho Araújo é o dono da residência que teve o muro pintado. O funcionário público, que está em Belém do Pará e por isso só viu a pintura por fotos, diz que autorizou a pintura com muito gosto.

“Eu sempre deixei pintar o muro em época de eleição de graça, mas fiquei cada vez mais decepcionado com a política. Aí pintei e deixei bem limpo quando um amigo de apelido Tio Duca me disse que havia um rapaz que queria fazer uma homenagem ao seu Nelson dos Anjos, pensei que se eu deixava pintar nomes de políticos, imagina o do seu Nelson, que fez e continua fazendo muito pelo povo do nosso estado, principalmente pelos jovens, com amor e dedicação e sem cobrar nem um centavo. Acho que vale muito a pena prestar essa homenagem em vida”, contou o proprietário da casa.

José Marlon Gurjão Ferreira e família receberam o portal SN em sua residência. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Nelson dos Anjos

Procurado pelo Portal SN, o pugilista Nelson dos Anjos, ficou emocionado com a homenagem do artista, que ele sequer conhecia.

“Eu gostei muito, fiquei emocionado. Ele veio aqui falar comigo e eu até achava que era brincadeira. Mas ele pediu permissão e acabou saindo, foi uma coisa linda, ele pinta muito bem”, declarou o treinador de boxe.

Hoje a obra tem dado o que falar, cumpriu o papel de aproximar fã e ídolo (que não se conheciam antes disso) e, ainda por cima, deram um visual e um colorido à avenida e ao perímetro, prestando uma homenagem a quem dedica parte da sua vida a ajudar outras pessoas através do esporte.

Foto de capa: Marco Antônio P. Costa/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!