“Golpe do amor” é crescente em Macapá, alerta delegado

Os dados ainda estão sendo computados, mas o delegado Ericlaudio Alencar adiantou que o número de casos do golpe pela internet cresceu, principalmente em Macapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A Polícia Civil do Amapá faz um alerta para os amapaenses que costumam se relacionar e fazer transações comerciais pela internet.

É cada vez mais crescente o número de crimes virtuais no Estado, com destaque para o aumento do “golpe do amor”, que consiste na conquista amorosa da confiança da vítima para fornecimento de imagens comprometedoras, os chamados “nudes”, para posterior chantagem e extorsão em troca de dinheiro e outras vantagens indevidas.

O delegado Ericláudio Alencar, coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, explicou que uma estatística específica ainda está sendo preparada, mas ele acredita que o número de casos é muito maior do que as denúncias que são feitas.

“As moças e os rapazes precisam desconfiar. É crescente os casos do golpe do amor. Não é crime conhecer parceiros na internet, mas será que aquele rostinho bonito, de olhos azuis, por trás do perfil com quem você está conversando é mesmo a pessoa que você pensa? As pessoas precisam tomar cuidado, principalmente as mulheres que são as maiores prejudicadas neste tipo de crime”.

Vendas

Na internet, os produtos são os mais variados, desde telefones até milhas de passagens aéreas.

Segundo Alencar, os golpistas simulam que estão depositando o valor da compra no caixa eletrônico – isto no caso em que se passam por compradores de boa-fé. Já quando eles fingem vender algum bem, a estratégia é de anúncios falsos.

“É uma nova modalidade de comercialização que veio para ficar, mas as pessoas devem tomar muito cuidado porque no ambiente virtual é diferente do presencial. Procure saber do CNPJ da firma, confirme os dados bancários, se está mesmo nome da empresa com quem está se negociando, ou no mesmo nome da pessoa que está se negociando. Tem que se cercar de garantias para que você não deixe um sonho virar um pesadelo”, recomenda o delegado.

Ciosp do Pacoval: vítimas precisam denunciar, diz delegado. Foto: Arquivo/SN

Ele também ressalta que as pessoas que já caíram em algum golpe denunciem, pois é só a partir de uma registro de ocorrência que uma investigação é instaurada.

“Não tenha vergonha de denunciar. A partir da sua denúncia, as nossas equipes vão trabalhar dia e noite para encontrar o criminoso. Mas precisamos conhecer o seu caso antes disso. Registre a ocorrência”, aconselha Alencar.

Ele também afirmou que o projeto para a implantação da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Amapá está em fase final de estudos.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!