Mãe de gêmeas vê em Eco Creche esperança de bom começo

Espaço, que propõe nova metodologia de aprendizado infantil, foi inaugurado nesta quinta-feira (28)
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Educadora social na Fcria, Maria José, de 45 anos, assim como toda mãe almeja um futuro promissor para seus filhos. Mãe das gêmeas Alícia Vitorino Ramos (camisa florida) e Hélia Vitorino Ramos (camisa listrada), de 2 anos e 8 meses, ela decidiu matricular as filhas na primeira Eco Creche do norte e nordeste do país, que fica no bairro Pedrinhas, na zona sul de Macapá.

A unidade educacional “Tio João” foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (28), com uma nova roupagem na educação. Na oportunidade, Maria que é moradora do bairro Zerão levou as meninas para ter o primeiro contato e conhecer os novos ambientes de aprendizagens.

As pequenas gêmeas Alícia e Hélia se divertem na sala de aula. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“É uma metodologia que acredito que dará certo. Minhas filhas estão se divertindo demais. Aqui elas serão bem educadas. Minha preocupação maior nesse momento é o desenvolvimento delas intelectual e nas suas formações. Os pais têm que ajudar a manter esse espaço tão bonito para nossos filhos terem uma boa educação, eu serei uma”, garantiu Maria.

Ambiente ao ar livre…

 

… para diversão…

 

… e aprendizado, como a horta

Segundo a secretária municipal de Educação, Sandra Casemiro, as crianças irão passar pelos mais de dez ambientes tendo aulas teóricas e práticas a cerca do desenvolvimento humano, animal e da fauna e flora.

“Também temos a questão da sustentabilidade, o espaço foi feito com materiais de reaproveitamento para mostrar que é possível fazer a diferença com pouco e para a criança também ter esse conceito da preservação e ter um olhar diferente do mundo”, explicou.

Sandra Casemiro (Semed): crianças terão aulas teóricas e práticas

Nesse primeiro momento, 238 crianças iniciam a fase de adaptação e em janeiro abrem as novas vagas. Mesmo sem garantia, Alcilene dos Santos, de 36 anos, já está esperando para matricular o pequeno Martin Vasconcelos, de 2 anos, na Eco Creche.

“Moro no Araxá e vim logo ver como está o espaço. Estou confiante que eu consiga uma vaga em janeiro pro meu filho. Tá tudo muito lindo”, esperançou-se.

Alcilene dos Santos quer matricular o filho na creche: “tudo lindo!”

O prefeito Clécio Luís (REDE) comentou que a experiência é totalmente inovadora no método construtivo e no conteúdo da Eco Creche. Além de reforçar os conceitos de sustentabilidade, bem viver, boas práticas educacionais ele revelou uma nova obra no complexo.

“Nós temos problemas reais no ambiente onde vivemos e aqui essas crianças vão crescer num ambiente educativo diferente em que cada sala já traz isso no processo de aprendizagem. Futuramente, nesse outro espaço teremos o “Cidade Criança”, um espaço para educação no trânsito e para dar continuidade no que tem na Eco Creche”, revelou o prefeito.

Prefeito Clécio Luís (ao centro, camisa branca): experiência inovadora

A obra, que é a terceira do modelo Eco Creche no Brasil, fica no Complexo Macapá Criança, no bairro Pedrinhas, foi feita com recursos do Município e custou R$ 1,2 milhão. Ela irá atender no total 400 crianças, na faixa etária de 2 a 5 anos, no período parcial, pela manhã das 7h30 às 11h30; e à tarde das 13h30 às 17h30.

Eco Creche fica localizada no bairro Pedrinhas, na zona sul de Macapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!