Procon notifica lojas de Macapá para evitar abusos na Black Friday

A fiscalização ocorrerá até dia 14 em cerca de 40 lojas de Macapá. A pretensão do Procon é de também levar a ação para o município de Santana.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com o objetivo de identificar abusos contra os consumidores e coibir infrações no período da Black Friday, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) iniciou uma ação fiscalizatória nos estabelecimentos comerciais de Macapá.

No Centro da capital, a equipe de fiscalização está notificando, até o dia 14 de novembro, os estabelecimentos comerciais para que apresentem a descrição dos produtos durante a promoção, informando valores atuais e valores promocionais que serão comercializados na Black Friday 2019, que ocorrerá na última sexta-feira de novembro.

Fiscais inspecionaram lojas de confecções…

… e de eletroeletrônicos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Os fiscais também estão acompanhando e acompanharão [no dia da promoção] se esses valores são reais, solicitando as notas fiscais desses produtos comercializados na promoção. Segundo a chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva, cerca de 30 a 40 estabelecimentos devem ser fiscalizados durante a ação.

“Estamos nos antecipando e estamos notificando todos os estabelecimentos que irão participar dessas promoções. Essas fiscalizações vão retornar durante as promoções. O consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon e denunciar. O estabelecimento que não obedecer às adequações será penalizado”, enfatizou Lana Silva.

Lana Silva, chefe de fiscalização do Procon, comanda as inspeções

Passeando pelo shopping fiscalizado na manhã desta terça-feira (12), Heraldo Braga, de 42 anos, aproveitou para comprar um cabo de vídeo game para o filho. O autônomo não acredita nesse tipo de promoção e acha positiva a fiscalização.

“Não acredito nessa Black Friday, tudo ilusão. Eles dão um sinal de que abaixaram o preço e aí a gente vai comprar não houve mudança alguma, eles aumentam o valor e acabam vendendo pelo preço normal, essa é minha opinião, por isso tem que pesquisar bastante. Tem que fiscalizar mesmo para coibir esse tipo de fraude”, opinou.

Heraldo Braga não acredita nas promoções da Black Friday: “tudo ilusão”

Em Macapá, a fiscalização acontece até está quinta-feira (14). A pretensão do Procon é de também levar a ação para o município de Santana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!