Motoristas de aplicativo são alvo de fiscalizações em Macapá

Uma das infrações constatadas nos últimos dias, é a do uso de placas de LED com o nome do aplicativo nos carros. Foto: Rodrigo Índio
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com o número de motoristas por aplicativo aumentando cada vez mais, as irregularidades também crescem neste segmento. Na capital do Amapá, as fiscalizações já iniciaram visando coibir a prática. Uma das ações, nesta terça-feira (7)), abordou condutores na Rua Cândido Mendes, área central de Macapá.

O foco é alertar motoristas e passageiros que trabalham ou utilizam do serviço através de carros de passeio, pensando na segurança de todos. Nos últimos dias, alguns veículos começaram a rodar com um sistema de LED com o nome do aplicativo no para-brisa, o que é proibido.

Após flagra de veículos com sinalização LED… Foto: CTMac

 

… motoristas de aplicativo foram abordados em fiscalização. Foto: Rodrigo Índio/SN

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a ação é considerada transporte clandestino de passageiros. Para o diretor-presidente da CTMac, André Lima, a preocupação é com os possíveis riscos aos usuários ao passarem a usar esse serviço diretamente nas ruas.

“O que preconiza na lei federal é que esse tipo de corrida só pode ser chamada através de aplicativo e com esses luminosos está se criando uma confusão na cabeça dos passageiros e induzindo à negociação direta. Lhes digo, não peguem esses veículos, é melhor para sua segurança, porque no aplicativo você tem todos os dados do motorista, com os luminosos não. Isso serve até para segurança do motorista”, comentou André Lima.

Presidente da CTMac, André Lima: corridas só podem ser acionadas por aplicativo. Foto: Rodrigo Índio/SN

Outro ponto que foi orientado aos motoristas, foi a questão de suportes para telefones no para-brisas dos veículos, também não pode. André Lima acredita que o utensílio pode tirar a atenção do motorista durante a viagem.

“Todo o uso do celular para quem está dirigindo pode gerar uma situação de insegurança para quem está no interior do veículo ou para quem é pedestre e ocasionar um acidente. A dica é que coloque em um ponto que não prejudique a atenção, pode pegar a corrida e seguir o GPS pela voz, será melhor para todos”, alertou André.

Fiscalização aconteceu em área central de Macapá. Foto: Rodrigo Índio/SN

Trabalhando há dez meses como motorista de aplicativo, Thiago Oliveira Nascimento, foi parado na blitz e avaliou a a iniciativa.

“É bom para conscientizar todo mundo da importância do serviço sério, evita que a população seja lesada e os motoristas sofram com os riscos da profissão, eu sou a favor de ações como essa”, opinou.

Thiago Oliveira Nascimento: ação garante segurança de passageiros e motoristas. Foto: Rodrigo Índio/SN

Na ação de hoje, de cunho educativo, mais de 50 veículos foram abordados. Não houve nenhuma apreensão ou remoção.

A CTMac continuará as ações cobrando a apresentação da corrida no aplicativo. Caso não haja comprovação, o motorista será punido e enquadrado no transporte irregular de passageiros, que é infração considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo e a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!