Uso de aplicativos, táxis e ônibus pode evitar acidentes no Carnaval, diz chefe da Lei Seca

Outra medida sugerida é adotar o "motorista da vez", quando em um grupo um amigo não irá beber
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Marcado como um período de alegria mas também de excessos, o carnaval amapaense terá a intensificação das blitz e fiscalizações da Lei Seca. É o que anunciou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP).

Em 2019, a Lei Seca abordou 436 motoristas que foram submetidos ao teste do etilômetro. 20 deles foram flagrados dirigindo após terem ingerido bebida alcoólica, um total de 4,5% das pessoas abordadas.

Major Rondinele Marques, coordenador da Operação Lei Seca: fiscalização será intensificada no feriado. Foto: arquivo

Apesar do número de 2019 ter sido considerado positivo pela Polícia Militar, o trabalho de conscientização e o trabalho ostensivo com as blitz irão se intensificar. O objetivo é garantir que não ocorram acidentes graves com pessoas dirigindo alcoolizadas

O major Rondinele Marques, coordenador da Lei Seca no Amapá, orienta a população a se habituar cada vez mais a reservar uma quantia em dinheiro para locomoção através de ônibus, táxis e carros de aplicativo, ou adotarem o que se chama de “motorista da rodada”, quando uma pessoa que não irá ingerir bebida alcoólica no grupo de amigos.

“As pessoas que tentarem a sorte de beber e depois dirigir, na verdade irão encontrar o azar. Porque todos os órgãos estarão presentes nas ruas para coibir essa prática. Ninguém pode alegar desconhecimento, a legislação já tem pelo menos 11 anos, então todo mundo já está ciente ao que pode ser submetido”, declarou o major.

Corrida por aplicativo é uma das opções para quem optar por não dirigir

Estradas

A orientação também serve para as pessoas que irão pegar as estradas amapaenses para se deslocarem para outros municípios, sítios e balneários. A Polícia Rodoviária Federal também está engajada nas operações e irá fiscalizar as principais saídas de Macapá e Santana.

“Além disso, orientamos os condutores que hajam com responsabilidade. Aquelas pessoas que forem para os interiores que dirijam sempre descansados, nunca dirijam depois de ter perdido horas de sono, para não colocar em risco a sua vida, a vida de terceiros e de seus familiares”, finalizou major Marques.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!