Coronavírus: Em Oiapoque, profissionais se preparam para atuar em casos suspeitos

SVS começou a executar o plano de contingência depois que a Guiana confirmou cinco casos
Compartilhamentos

Profissionais de saúde começaram a passar por um treinamento para atuar no plano de contingência do novo coronavírus. Os protocolos foram definidos pelo governo do Amapá e aprovados pelo Ministério da Saúde. O curso começou nesta sexta-feira (6), em Oiapoque, cidade a 590 km de Macapá.

O plano de contingência foi colocado em prática depois que o governo francês confirmou cinco casos da doença na Guiana Francesa, departamento ultramarino que faz fronteira com o Brasil pelo município de Oiapoque.

Epidemiologistas, infectologistas e biomédicos estão aprendendo usar os protocolos em casos suspeitos e confirmados. O protocolo é um conjunto padrão de procedimentos.

O Amapá não tem registros da doença. Até este sábado (7), o Ministério da Saúde tinha confirmado 14 casos no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Saint Georges é a cidade francesa que fica do outro lado do rio Oiapoque. Foto: Seles Nafes/SN

“O profissional de saúde deve ser o primeiro a tranquilizar a população para não gerar pânico, com medidas necessárias para prevenção ao vírus, que constam no Plano de Contingência”, pediu o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá,  Dorinaldo Malafaia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!