Isolamento: Amapá estuda prorrogar decreto

Decisão será anunciada no próximo dia 2. Foto: Seles Nafes
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governo do Amapá analisa a possibilidade de prorrogar o decreto que suspendeu as atividades comerciais, religiosas e esportivas como forma de conter a transmissão do novo coronavírus. Nos bastidores, se discute o formato. Pode ser que as mesmas medidas sejam prolongadas, mas também é possível que haja relaxamento de horários de circulação para alguns setores, e aprofundamento da suspensão em outros.

O Portal SelesNafes.Com apurou nesta segunda-feira (30) com fontes do governo que a decisão será embasada pelo que disser o comitê científico encarregado de acompanhar o avanço do covid-19 no Amapá, e de aconselhar o governador Waldez Góes (PDT).

O comitê é formado por médicos, instituições de pesquisa e técnicos de órgãos epidemiológicos. Preocupados com o pico de circulação do covid-19, previsto para o início de abril, membros desse grupo têm externado ao governador que é necessário estender o decreto por mais dias. Hoje, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros estados anunciaram a prorrogação por mais tempo. 

Um anúncio oficial foi marcado para o próximo dia 2 (quinta-feira), ou seja, 24h antes de terminar o prazo de vigência do primeiro decreto, que passou a vigorar no dia 20 estabelecendo a suspensão.

Waldez e o prefeito Clécio durante anúncio de medidas no último dia 20. Foto: Seles Nafes/Arquivo SN

No Amapá, comerciantes têm pressionado o governo a determinar o retorno à normalidade. O Estado tem 8 casos confirmados do novo coronavírus e 320 casos suspeitos sendo acompanhados.

UTIs

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde do Estado está mobilizada em transformar um antigo centro no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) num centro de atendimento intensivo para pacientes graves do novo coronavírus.

O local está sendo preparado para comportar 23 leitos de UTIs.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!