MP alerta polícias para ato público contra o isolamento

Manifestação está sendo marcada nas redes sociais para ocorrer no Parque do Forte, em Macapá, neste sábado (28). Procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, expediu recomendação às polícias Militar e Civil
Compartilhamentos

A procuradora geral de justiça do Amapá, Ivana Cei, expediu uma recomendação neste sábado (28) às polícias Militar e Civil no sentido de barrar atos públicos que gerem aglomerações de pessoas. O documento cita um ato público contra o isolamento, marcado nas redes sociais para hoje à tarde em uma praça.

A recomendação pede que as forças de segurança adotem todas as medidas necessárias para o cumprimento do decreto 1414 de 19 de março, do governo do Estado, que suspende todos os eventos com aglomerações.

Os promotores de justiça André Araújo e Fábia Nilci, que também assinam o documento, citam o movimento “Volta ao Normal”, marcado pelas redes sociais para um protesto no Parque do Forte, com concentração a partir das 14h. O MP sustenta que o ato contraria todas as recomendações em saúde para contenção do coronavírus.

Movimento percorreu ruas de Macapá nesta sexta-feira, aglomerando motoristas

“Os defensores da ideia não apontam qualquer evidência científica capaz de comprovar a ausência de riscos, nem alertam os participantes que a carreata poderá gerar danos, prejuízos e perigos à população de Macapá, especialmente, idosos, crianças, pacientes e demais pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz o documento.  

“Lembremos que o direito à livre manifestação de pensamento não pode colocar em risco os demais direitos”, acrescenta.

O MP recomenda que os manifestantes não saiam de seus veículos, e que a PM acompanhe o ato desde sua concentração. Os promotores pedem ainda que possíveis infratores sejam identificados para que possam ser processados criminalmente.

Em caso de desobediência, o MP sugeriu que os veículos sejam apreendidos para serem colocados à disposição dos órgãos que combatem o covid-19.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!