Naufrágio: Governo do Amapá diz que vai içar navio

O procedimento de contratação emergencial de empresa que fará o serviço foi aberto na quarta-feira (4). Será feita uma cotação eletrônica. Imagem feita pelo GTA mostra buscas no local do acidente.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O Governo do Amapá abriu procedimento para contratação emergencial de uma empresa especializada em emergir embarcações naufragadas.

A medida é para içar o navio Anna Karoline III, que naufragou no sul do Amapá, no último dia 29, deixando até o momento 25 mortos e 12 desaparecidos. Local onde o navio afundou tem 12 metros de profundidade.

Segundo o Estado, legalmente a responsabilidade da operação de reflutuação seria da empresa proprietária da embarcação. Contudo, segundo o governo, ela não se movimentou para realizar o procedimento.

Local onde o navio afundou tem 12 metros de profundidade. Fotos: Divulgação

Respaldada pela situação de emergência assinado permite o uso emergencial de recursos financeiros em ações relacionadas ao naufrágio, a Central de Licitações e Contratos abriu o certame de contratação emergencial. O Corpo de Bombeiros é o responsável técnico do procedimento.

As empresas interessadas deverão acompanhar as publicações pelo portal de compras do Estado, por meio do site www.compras.portal.ap.gov.br devendo fazer o cadastramento pelo endereço www.siga.ap.gov.br/auto-cadastro.

Ajuda

Antes do governo anunciar que vai assumir a responsabilidade de retirar o navio debaixo da água do rio Jari, a prefeitura da cidade paraense de Almeirim já havia disponibilizado um guindaste para içar o Ana Karoline III.

O equipamento seria fornecido pela empresa Engeport Engenharia, que está operando no terminal hidroviário de Almeirim. Contudo, a operação dependia do aval da Marinha. E a Capitania dos Portos do Amapá deixou claro que uma operação dessa natureza precisa de um “plano de reflutuação”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!