“Vamos repartir o pão”, diz Mandetta sobre mais respiradores enviados ao Amapá

Outros seis respiradores já tinham sido enviados pela iniciativa privada também a pedido do senador Davi Alcolumbre (DEM)
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta fez uma analogia entre a Páscoa e o envio de mais 10 novos respiradores ao Amapá. Ao falar do esforço do Ministério da Saúde para ajudar os estados a cuidar dos doentes pelo coronavírus, o ministro comparou a distribuição dos equipamentos à “partilha do pão”, um dos símbolos máximos da Semana Santa.

A comparação é feita por ele em um vídeo gravado ao lado do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM), que fez a solicitação dos equipamentos. Assista.  

Com 12,4 casos por cada grupo de 100 mil habitantes, o Ministério da Saúde colocou o Amapá na lista de emergência dos estados com maior incidência do novo coronavírus. A média no restante do Brasil é de 7,5 casos para cada 100 mil habitantes.

Esta semana, o Amapá já recebeu seis respiradores doados pela iniciativa privada também por solicitação do presidente do Congresso.

No total, 20 aparelhos serão enviados a Manaus (AM) e 30 para Fortaleza (CE), que lidera o ranking de casos em comparação ao tamanho da população. A previsão é que os 10 respiradores do Amapá sejam entregues pela Força Aérea Brasileira (FAB) neste domingo (12).

Respiradores e EPIs enviados pela iniciativa privada chegaram esta semana ao Amapá. Foto: Ascom/Senado

“Nós temos hoje estados e cidades que chamam muito mais a nossa atenção pela incidência dos casos. Esta semana alertamos para Manaus, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e o Amapá, que entrou nesse grupo. Essas cidades, hoje, formam nosso maior eixo de preocupação pelo ritmo de propagação da doença”, explicou Mandetta.

“Estamos no meio da Quaresma, e Cristo disse: vamos repartir o pão. Nós temos pouco, mas vamos dar o pouco proporcionalmente”. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!