Shoppings, igrejas e salões de beleza: Clécio explica o plano de reabertura em Macapá

Prefeito falou sobre condicionantes para reabertura e sistema de bandeiras para estabelecimentos. Gestor também desmentiu fake news
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Salões de beleza, igrejas, shoppings centers e comércio varejista serão alguns dos serviços não essenciais que devem retornar suas atividades na capital do Amapá nos próximos dias. Porém, o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), desmentiu a informação de que a reabertura gradativa aconteça já na próxima sexta-feira (5).

Um plano estratégico, estudado e discutido pela PMM com outras instituições, vazou e foi modificado. Isso gerou o boato.

Clécio Luís detalhou como está o andamento do plano e como ocorrerá a volta das atividades econômicas e sociais. Acompanhe:

Na prática, a flexibilização só ocorrerá com as seguintes condicionantes:

• Que a taxa de leitos esteja com no máximo 80% de ocupação, tanto de leitos clínicos, quanto de UTIs, públicas e privadas;

• A inauguração do bloco para internação de pacientes com covid do Hospital Universitário (HU);

• A desaceleração nos números de infectados;

• Que a população mantenha em níveis seguros a taxa de isolamento social;

• As empresas, para funcionamento, mantenham medidas rígidas de higiene e distanciamento em seus estabelecimentos: pias com sabão na entrada; álcool gel para clientes e funcionários; distanciamento dentro das lojas; entre outras;

A abertura gradual

Foi estabelecida uma classificação por bandeiras, em cores, para a volta das atividades econômicas, pós-lockdown.

Bandeira amarela – As atividades que já estão com funcionamento previstos nos decretos anteriores, como horti-frutis, padarias, mercearias e outros.

Bandeira laranja – Empreendimentos que podem atender por delivery, drive thru, atendimento expresso (pega na porta o pedido já feito remotamente, como os shoppings centers) e atendimento por agendamento (como salões de beleza).

 

Bandeira vermelha – Continuam com atendimento delivery ou expresso. Sem abertura ao publico para frequentar. Aí estão bares, lanchonetes e restaurantes.

Bandeira preta – Seguem fechados. Boates, balneários, escolas, cinemas, clubes, estádios, teatros e etc.

Uso de máscaras e multa 

O uso de máscaras é obrigatório em toda a área rural e urbana de Macapá. As pessoas que circularem sem máscaras serão multadas em 1 salário mínimo por causar risco a outros.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!