Funcionário fantasma: ex-deputada é condenada a devolver salários

MP afirmou em ação que um pescador foi nomeado agente parlamentar, mas nunca trabalhou na Alap
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A ex-deputada estadual Mira Rocha foi condenada a devolver aos cofres da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) os salários pagos a um funcionário fantasma contratado por ela como agente parlamentar, entre os anos de 2007 e 2008. Foi o ex-servidor, que é pescador na cidade de Santana, quem denunciou o caso ao Ministério Público, autor da ação.

O MP ajuizou ação de improbidade pedindo a devolução de R$ 30,7 mil, alegando que o então servidor Luiz Farias da Silva nunca compareceu ao local de trabalho.

Na ação, o MP cita depoimento do pescador onde ele confirma que não trabalhou um dia se sequer na Assembleia, mas admite que na campanha de 2006 tinha pedido uma “ajuda” para a parlamentar. Ela, por sua vez, teria prometido ajudar apenas se fosse eleita.

O pescador foi nomeado no ano seguinte, e afirmou que passou a receber pequenos valores da deputada.

“Ela cumpriu com a palavra dela (…) que não me dá um salário, dá um agrado (…) que não era um salário completo”, diz trecho do depoimento dele no processo.

No processo, a defesa da ex-parlamentar alegou prescrição, e que não houve dolo, enriquecimento ilícito e nem prejuízos aos cofres da assembleia. Todos os argumentos foram rejeitados.

“Ainda que se admita/permita o trabalho externo, não há provas de que o sr Luiz, realmente exercia o cargo de assessor parlamentar, visto que a requerida não trouxe aos autos, nenhum documento, fotografia, registro, nada que comprove a atividade do Sr Luiz naquele parlamento”, ressaltou o juiz Ernesto Colares, da 3ª Vara Cível de Macapá.

O magistrado determinou a devolução dos salários em valores atualizados desde 2007, ou seja, com 13 anos de juros e correção inflacionária, e aplicou multa no mesmo valor.

Mira Rocha também teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, e terá de pagar as custas processuais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!