Brasil é o 4º maior mercado global de jogos on-line

Compartilhamentos

Com 84 milhões de usuários e cerca de 70% da sua população digital total, o Brasil já é o quarto maior mercado global de jogos on-line. É o que aponta o relatório “O mercado de games no digital”, compilado pela a consultoria especializada em medição de audiência Comscore, que traz uma análise sobre as preferências, demografia, comportamento e potencial desse mercado no Brasil.

Com base em dados próprios, da Mobile Metrix e Multiplatform, a recém-lançada pesquisa aponta que hoje a população digital brasileira é composta por quase 120 milhões de internautas, sendo que 55% utilizam apenas smartphones e tablets para se conectar, contra 15,3% de pessoas que usam unicamente o desktop. O panorama segue uma tendência mundial.

De fato, os jogadores brasileiros já somam mais de 64,3 milhões de usuários que são exclusivos da plataforma mobile e 8,4 milhões de usuários multiplataforma – 86,5% do total, enquanto apenas 11,6 milhões o fazem de um computador. O relatório da Comscore indica ainda que 76% dos gamers brasileiros utilizam ao menos um aplicativo móvel dessa categoria.

Potencial do mercado brasileiro

O Brasil é o único país da América Latina a figurar no ranking dos cinco primeiros países com maior número de jogadores, ficando atrás somente da Índia (242,8 milhões), China (216,4 milhões) e Estados Unidos (211,3 milhões), e à frente da Indonésia com 65,3 milhões. Já quando se trata de penetração de mercado, o Brasil só perde para os Estados Unidos, com 80% de alcance na população on-line. 

De acordo com o estudo, o Brasil é também o quinto país que mais gasta tempo com jogos. De videogames clássicos a novos lançamentos, passando por uma variedade de tipos de jogos de cassino, os gamers brasileiros jogam em média quase 10 horas por mês. Isso representa praticamente metade do tempo gasto pelos americanos, que são seguidos de longe pelos canadenses (13h), britânicos (12h) e espanhóis (11h). 

O perfil dos usuários de games no Brasil

O público gamer brasileiro é formado 51% por homens e 49% por mulheres, mostrando mais uma vez que esse mercado já não é um domínio masculino. Quando se trata dos jogos mais acessados, elas preferem títulos como Garden Spaces, Candy Crush Saga, Farm Heroes Saga, My Talking Tom 2 e Draw Climber, enquanto opções como Clash of Clans, Clash Royale, Call of Duty: Mobile, Brawl Stars e Subway Surfers são as mais jogadas entre os homens.

Em termos de idade, há outra quebra de paradigmas. A pesquisa da Comscore revela que quem passa mais tempo jogando jogos eletrônicos são mulheres maiores de 35 anos e homens com mais de 45 anos de idade. Isso mostra que, apesar do senso comum, o estereótipo de “gamer” como sendo um homem jovem não poderia estar mais longe da realidade.

Outros dados curiosos sobre o perfil dos usuários brasileiros são que 61% daqueles que ocupam cargos de direção ou alta direção costumam jogar on-line, sendo que 25% deles também afirmam possuir um aparelho de videogame em casa. Já com relação a classes sociais, a maioria do público gamer está na classe AB (46%) ou C (43%), sendo que apenas 11% se concentra na classe C.

Twitch vem ganhando força no país

Ainda segundo o relatório da Comscore, o Brasil fica na vice-liderança global quando se trata de utilização do Twitch, maior plataforma para streaming de jogos do mundo. O país contabiliza 5.558 visualizações únicas nessa plataforma, bem atrás dos Estados Unidos com 27.248 visualizações únicas, mas à frente de países desenvolvidos como a Alemanha (5.092), França (4.033) e Itália (3.865). 

Adquirido pela gigante Amazon em 2014, o Twitch é bastante popular tanto entre gamers, que se apresentam jogando ao vivo para uma audiência de fãs, quanto para os consumidores dessa modalidade de conteúdo, que podem interagir com os jogadores em tempo real na caixa de comentários. Em média, o público brasileiro passa 6,37 horas por mês nessa plataforma e abrange um público predominantemente masculino, que representa 84% do total contra 16% de mulheres.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!