Os 10 de olho no comando de Macapá

A maioria já possui ou teve mandatos, mas alguns são estreantes. Foto: SELES NAFES
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No último dia 16, encerrou-se o prazo para que os partidos políticos realizassem as convenções e escolhessem candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores de todo o país. Na capital, Macapá, e no segundo maior município do Estado, Santana, há um número recorde de candidaturas: 10 em Macapá e 09 em Santana.

O cenário ainda pode sofrer alterações até o dia 26 de setembro, que é a data limite para a homologação das candidaturas e coligações.

Acompanhe, em ordem alfabética de acordo com o “nome político”, cada candidatura.

Rubem (vice) e Capi, candidato a prefeito de Macapá pelo PSB

Capi: o veterano que é ex-prefeito de Macapá, ex-governador e ex-senador, será o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na coligação com o partido Rede Sustentabilidade, formando a “Frente Macapá Solidária”. O vice na chapa será o advogado Rubem Bemerguy (Rede). 

Cirilo: convenção questionada internamente

Cirilo: Antônio Cirilo Fernandes Borges se lançou candidato pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) na disputa para ocupar o Palácio Laurindo Banha. Cirilo já disputou uma eleição para o governo do Estado do Amapá e nunca ocupou nenhum cargo eletivo. No entanto, a convenção está sendo questionada internamente.  

Dr Furlan, ainda sem vice. Foto: Seles Nafes

Dr. Furlan: No partido Cidadania, o atual deputado estadual conseguiu atrair o apoio do MDB e do PMN, que juntos formaram a chapa “De coração por Macapá”. Dr. Furlan é médico cardiologista, e está em seu segundo mandato de deputado estadual, sendo a primeira vez que disputará uma eleição majoritária. O candidato à vice virá do MDB, mas ainda não há confirmação do nome. Os partidos e coligações podem postergar essa decisão até o limite da homologação.

Dra Patrícia Ferraz. Podemos sem aliança

Dra. Patrícia: Com a experiência de alguns meses de mandato de deputada federal, a cirurgiã dentista Dra. Patrícia Ferraz será a candidata do Podemos à prefeitura de Macapá. Dra. Patrícia é primeira suplente de deputada federal e assumiu a vaga no fim de 2019 quando Vinícius Gurgel licenciou-se do cargo. Juracy Picanço, bombeiro militar também do Podemos, é o candidato à vice prefeito pelo partido.

Gianfranco Gusmão terá como vice companheiro do PSTU

Gianfranco: O professor e sindicalista Gianfranco Gusmão é o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para disputar a prefeitura da capital. Gianfranco terá ao seu lado Jairo Palheta, agricultor e militante camponês no Estado do Amapá. O partido não fez coligações com outras agremiações.

Guaracy Jr, do PSL, convenção

Guaracy: o Pastor Guaracy Batista da Silveira Júnior, de 46 anos, será o candidato do Partido Social Liberal (PSL). Será a segunda experiência de Guaracy disputando um cargo majoritário. Ele que foi candidato ao Senado da República em 2018. Ao portal, Guaracy revelou que o vice provavelmente será o vereador Didio, mas que não está descartada uma indicação de uma advogada que é membro da Assembleia de Deus “A pioneira”. 

Haroldo Iran: será o candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), com Moisés Amaral, também do PTC, candidato à vice-prefeito. Haroldo Iran é Policial Rodoviário Federal e é estreante em campanhas majoritárias. Em 2018, foi candidato a deputado estadual sem, mas obteve apenas 324 votos. Ele tem formação superior em engenharia mecânica.

Josiel com o irmão, presidente do Senado Davi Alcolumbre

Josiel: Josiel Alcolumbre do DEM é empresário e disputará uma eleição pela primeira vez na vida. Atualmente, é primeiro suplente do senador, o irmão Davi Alcolumbre também do DEM. Foi escolhido pelo prefeito Clécio Luís (sem partido) para ser seu candidato à sucessão e sua coligação é a maior, reunindo 11 partidos. Sua companheira de chapa será Silvana Vedovelli, ex-secretária de Saúde de Macapá e indicação de Clécio.

Marcos Roberto ao lado do sindicalista Geovane Granjeiro

Marcos Roberto: o Partido dos Trabalhadores vai de voo solo para a eleição 2020. Marcos Roberto, que já foi secretário de Segurança Pública do Estado do Amapá, será o candidato. O sindicalista Geovane Granjeiro será o candidato à vice.

Paulo Lemos com a vice, a empresária Lorena Quintas (PCdoB). Fotos: Divulgação

Paulo Lemos: o professor e advogado Paulo Lemos será o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em coligação com o PCdoB. Paulo Lemos atualmente exerce o segundo mandato de deputado estadual. A candidata à vice, indicação dos comunistas, é Lorena Quintas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!