Em Macapá, médicos irão passar por treinamento sobre covid

Turma de 24 médicos terá aulas sobre temas como intubação, ventilação mecânica, anatomia e fisiologia das vias aéreas, dentre outros focos. Foto: Silvio Avila/AFP/reprodução
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um grupo de médicos que atua no Amapá passará por um treinamento intensivo nos próximos dias para aprimoramento nas técnicas utilizadas na rotina do enfrentamento da covid-19 em hospitais.

A iniciativa partiu dos próprios médicos e de parceiros, como do programa de educação continuada do Hospital São Camilo.

Como em qualquer área do conhecimento científico, também na medicina há necessidade de treinamento, atualização e estudo. É parte da carreira, sobretudo em momentos como o de agora quando a categoria médica passa por enorme desafio.

Além disso, a escassez desses profissionais no mercado, especialmente de intensivistas, faz com que treinamentos de médicos de outras especialidades sejam importantes.

Médico Fernando Tallo ministrará as capacitações. Ele é doutor em ciências médicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor da instituição. Foto: divulgação

Os cursos serão intensivos, com média de 10 horas por dia de carga horária. Começarão na segunda-feira (5) e irão até a sexta-feira (9). A turma de 24 médicos – que já está totalmente preenchida – terá aulas sobre temas como intubação, ventilação mecânica, anatomia e fisiologia das vias aéreas e outros focos fundamentais na medicina aplicada em pacientes com covid-19.

“Tem fisioterapeutas, médicos, porque na verdade ficou escasso, não tem médicos intensivista e então tem que ter um treinamento voltado, específico, direcionado para esses profissionais. Ademais, também tivemos a formação de médicos agora que estão indo para Macapá chegando para ajudar”, declarou o Dr. Jeferson Oliveira, que ajuda a organizar o curso em Macapá.

Quem ministrará os cursos intensivos será o médico Fernando Tallo, que é doutor em ciências médicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também é professor.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!