Esquema financeiro injetava dinheiro de caixa 2 em eleições no Amapá, diz PF

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ferreira Gomes e Macapá.
Compartilhamentos

Na manhã desta sexta-feira (25), agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Ferreira Gomes e Macapá, para investigar a existência de um esquema financeiro que influencia eleições no Amapá.

Denominada Operação Argos, a ação policial apura o crime conhecido como caixa 2 eleitoral. Foram cumpridas duas ordens judiciais em Ferreira Gomes e uma em Macapá, no Bairro Jardim Marco Zero.

Segundo a PF, a investigação é decorrente da Operação Miríade II, deflagrada em dezembro de 2019, que reprimiu fraudes na obtenção e regularização em títulos de terras públicas da União no estado.

Naquela oportunidade, foram encontrados documentos que apontavam que um homem ligado a um grupo político de Macapá injetava dinheiro nas campanhas eleitorais de candidatos do interior para obter o apoio deles em eleições futuras para cargos mais altos como deputado estadual, federal, senador e governador do estado. Esse investigado não teve o nome divulgado pela PF.

Em uma mansão, no Jardim Marco Zero…

… agentes fizeram buscas por provas

O dinheiro era repassado em forma de doação de campanha, e essa ação não tinha a devida prestação de contas junto aos órgãos de fiscalização eleitoral.

Participaram do esquema candidatos a diferentes cargos públicos nas eleições de 2018. Foi possível identificar que um dos investigados se vale de um aparato empresarial e político para tentar se blindar das ações da PF.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!