Cemitérios de Macapá ficarão fechados no Dia dos Pais

Medida é da Prefeitura de Macapá e objetiva evitar circulação e aglomeração de pessoas para preveni o contágio da covid-19.
Compartilhamentos

Os cemitérios administrados pela Prefeitura de Macapá ficarão fechados para visitas no Dia dos Pais, no próximo domingo (8). A medida já havia sido adotada no Dia das Mães, no mês de maio.

A restrição está no decreto municipal n° 4.448 de 2021, o mesmo que liberou o funcionamento de bares e estabelece os horários e regras de funcionamento para outros locais públicos e privados comerciais.

Macapá tem três cemitérios públicos: Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, na zona sul; e São Francisco, na zona norte. A justificativa é a prevenção ao contágio da pandemia de covid-19 nessas datas com grande movimento nos cemitérios, quando uma média de 60 mil pessoas costumam circular nesses logradouros.

O decreto estabelece que os cemitérios de Macapá permaneçam fechados para visitas, apenas autorizada a entrada de familiares com objetivo de marcar sepultamentos, sendo o trabalho interno no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os sepultamentos deverão ocorrer nos horários de funcionamento dos cemitérios, exceto para causa mortis por coronavírus ou por suspeita deste, podendo, neste caso, ocorrer em qualquer horário em dia e noite.

Só será permitida a presença de 25% do total da taxa de ocupação da capela mortuária, devendo todos utilizarem máscaras. No caso de sepultamento por mortes que não sejam por covid-19, o enterro deverá ocorrer no horário de funcionamento dos cemitérios e com a presença de até cinco pessoas.

Já em caso de morte por covid-19, o sepultamento deverá ocorrer em até duas horas após a comunicação oficial à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e com a presença de no máximo duas pessoas e em qualquer horário.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!