Ex-presidente da UNA é condenado por desvio de energia

Iury Soledade foi condenada a 1 ano e 4 meses de prisão em regime aberto
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Quem vive um inferno astral é o ex-presidente da União dos Negros do Amapá (UNA), Iury Soledade. Depois de ser condenado em agosto numa ação por estelionato, ele foi sentenciado agora a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, pelo crime de desvio de energia elétrica.

Baseado em inquérito policial, o Ministério Público do Estado ofereceu denúncia contra o ex-gestor afirmando que, em 2017, ele teria alugado a sede da UNA para a realização de festas. O problema é que a UNA estava com a energia cortada havia vários anos por inadimplência.

Durante uma averiguação de denúncia, a Polícia Civil chamou a empresa Elinsa, prestadora de serviços da CEA, que constatou que havia uma ligação clandestina a partir do poste da rua. Durante o inquérito e o processo, Iury Soledade se defendeu garantindo que não sabia da existência de ligação clandestina de energia.

(…) Isso não é crível. A começar porque o coautor (promotor dos eventos) apontou Iury como sendo a pessoa que lhe alugou o espaço da UNA para eventos festivos, e que toda a sede já estava ligada no poste quando recebeu o local”, comentou em sua decisão o juiz Ailton Vidal, da 2ª Vara Criminal de Macapá.

Ex-presidente da UNA negou que soubesse da ligação clandestina. Foto: Reprodução/Arquivo SN

O magistrado ainda lembrou que Iury foi condenado por estelionato (por se passar pela deputada federal Aline Gurgel para pedir dinheiro), mas deixou claro que este processo ele não levaria em consideração por ainda caber recurso. No entanto, Vidal mencionou outra condenação de Iury por desvio de energia, ocorrido em 2016, que transitou em julgado em fevereiro deste ano.

Por isso, o juiz fixou a pena em 1,4 ano, mas a transformou em prestação de serviços à comunidade em modelo a ser definido pela Vara de Execuções Penais (Vepma). Iury também terá que pagar uma multa, mas ainda poderá recorrer da decisão. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!