Benefícios para indígenas: quais são?

Os indígenas podem ter acesso mais fácil aos benefícios
Compartilhamentos

Da equipe de SOUSA ADVOGADOS, de Macapá

Hoje, vamos pontuar os benefícios para indígenas que podem ser solicitados inclusive à distância. Se liga!

INSS e FUNAI

Graças a um acordo, os indígenas podem ter acesso mais fácil aos benefícios. O INSS e a FUNAI assinaram um acordo que permite o acesso à solicitação à distância.

Como resultado, as unidades podem pedir a aposentadoria por idade, por exemplo, os demais benefícios e além de pedido de revisão e de recursos para estas questões.

Primeiramente, os indígenas que querem ser representados pela FUNAI junto ao INSS assinam um termo de representação e autorização indicando qual serviço ou requerimento será solicitado.

Direitos previdenciários para indígenas

Os indígenas possuem os mesmo direitos que um trabalhador não indígena. O mais importante, quem exerce atividade rural é considerado segurado especial, assim como quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais e pequenos produtores rurais.

Enquadra-se como segurado especial o indígena artesão que utilize matéria-prima proveniente do extrativismo vegetal, independentemente do local onde reside ou exerça suas atividades

Os benefícios são:

O valor dos benefícios, com exceção do auxílio-acidente, será de um salário-mínimo.

Aposentadoria

Os indígenas que se enquadrem no conceito de segurado especial têm direito à aposentadoria por idade do trabalhador rural.

Quem exerce outro tipo de atividade remunerada, por exemplo empregado urbano, autônomo, empregada doméstica, servidor público, etc, não é considerado segurado especial.

Estes podem solicitar a aposentadoria por invalidez ou aposentadoria por idade.

Por fim, para dar entrada nos benefícios, basta apresentar a declaração da FUNAI, CPF, carteira de identidade, Registro Administrativo de Indígena e certidão de nascimento do segurado e dos filhos (casamento também, caso possua), dentre outros documentos que comprovem a vida sob regime de economia familiar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!