Escola de Santana recebe o 1º centro de robótica do Amapá

Projeto que tem recursos do senador Davi Alcolumbre e parcerias com a iniciativa privada deve beneficiar mais de 6 mil alunos
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O primeiro Centro Tecnológico em Robótica do Amapá foi entregue na cidade de Santana, a 17 km de Macapá, nesta segunda-feira (11). O espaço, montado na Escola Estadual Augusto Antunes, faz parte do programa “Samaúma Tech”, idealizado pelo senador Davi Alcolumbre (UB) para capacitar alunos e professores, e que recebeu apoios importantes da iniciativa privada e da Zona Franca de Manaus.

O Samaúma Tech é gerido pela Suframa e governo do Amapá, foi implantado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS), com recursos indicados pelo parlamentar.

“Lutamos muito para realizarmos este grande sonho para as escolas públicas de nosso estado, que merecem sempre nossa atenção e reconhecimento pela importância na vida de nossos jovens”, comentou o senador.

“Estamos falando de uma importante iniciativa que vai oferecer capacitação em robótica a professores e beneficiar mais de seis mil alunos em nosso estado. Ou seja, o ‘Samaúma Tech’ não só educa e capacita como amplia as possibilidades de emprego desses futuros jovens no mercado de trabalho”, acrescentou.

Centro foi montado na Escola Augusto Antunes, mas todos os municípios receberão espaços iguais.  Fotos: Divulgação

A meta é capacitar alunos e professores

Brasil precisa de 200 mil profissionais

A previsão é capacitar 340 professores da rede pública. O plano de ação do projeto prevê que, em 24 meses, sejam montados 18 laboratórios tecnológicos distribuídos em escolas dos 16 municípios do Amapá. Quatro deles estão nos mais populosos (Macapá e Santana) e um em cada uma das outras 14 cidades.

“O Brasil, este ano, está formando 58 mil profissionais de Tecnologia da Informação, mas precisa de 200 mil. Então, esse tipo de curso serve para fomentar essa vontade de desenvolver a tecnologia nesses futuros profissionais”, avaliou o diretor da P&D Relações Governamentais da Positivo, José Goutier.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!