A Secretaria de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur) intensificou os serviços de limpeza nos três cemitérios da capital visando o Dia dos Finados, na segunda-feira, 2. O trabalho está sendo feito por 60 garis que já retiraram cerca de 100 caminhões de entulho só esta semana. De janeiro a julho foram retiradas três mil toneladas de lixo.
Os serviços compreendem capina, roçagem e remoção de lixo de construção nos três cemitérios da cidade: São José, no Buritizal; Nossa Senhora da Conceição, no Centro e São Francisco de Assis, na Zona Norte. Segundo o secretário municipal de Manutenção Urbanística, Manuel Bacelar, a maioria do lixo é deixada por familiares que limpam as sepulturas dos entes queridos.
“Encontramos montes de terra, pedaços de lajota, vasos e coroa de flores antigas. A população precisa nos ajudar. Isso é totalmente errado. As pessoas precisam contratar gente conveniada à prefeitura, que tira o entulho após o serviço”, frisou o secretário.
Os proprietários que ainda buscam contratar limpeza para seus lotes e outros serviços podem contratar trabalhadores terceirizados, que ficam nos cemitérios. A Semur orienta que quem fizer construções ou reformas de mausoléus, que deixem os entulhos nas vias principais para que sejam facilmente removidos, evitando assim o acúmulo de lixo.