Acordo sobre PEC de Lucas garante partilha do pré-sal com estados

Amapá receberá cerca de R$ 400 milhões do megaleilão do pré-sal, que deverá ocorrer em novembro
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Um recuo estratégico do senador Lucas Barreto (PSD), na sessão de terça-feira (3) no Senado Federal, foi fundamental para a aprovação da PEC 98, que prevê a participação dos estados e municípios nos lucros do megaleilão do pré-sal.

Isso porque Lucas apresentaria na mesma sessão outra proposta de emenda constitucional, a 51, de sua autoria, que trata do aumento do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) pela União. O Senado já havia lido outras quatro vezes a PEC 51 e na quinta vez, que aconteceria ontem, seria o momento de votá-la. 

Porém, os parlamentares acordaram em segurar a votação em favor da cessão onerosa, que prevê um novo pacto federativo na partilha do pré-sal.

Com a aprovação da PEC 98, o Amapá receberá cerca de R$ 400 milhões do megaleilão do pré-sal, que deverá ocorrer em novembro.

“Esse foi um passo que o Amapá deu para dar outros mais tarde. Porque existem ainda outras perdas a serem recuperadas, como as proporcionadas pela Lei Kandir. A PEC 51 é a munição que o Senado tem para que o governo cumpra com o pacto federativo”, avaliou o senador. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!